O fogo foi primeira conquista evolutiva dos primatas humanos permitindo, dessa maneira, um salto evolutivo, pois trouxe aquecimento às moradias, mais visibilidade noturna, proteção contra grande predadores, além de modificar a alimentação com uma proteína cozida ocasionando, assim, a evolução do encéfalo. 

Todavia, o fogo, apesar de ter sido algo revolucionário, não traz apenas coisas boas, pois as queimadas ocasionam prejuízos incontáveis, não só no âmbito financeiro, mas, sobretudo à Natureza.      

O Brasil está entre os países do mundo de maior diversidade biológica e, ainda possui a flora mais rica do planeta. O homem, quando pratica o ato de queimar a pastaria e as matas, não tem consciência que se levou anos para que sejam formados estes ecossistemas, ou seja, o fogo queima uma biodiversidade extremamente alta, e consequentemente, com um prejuízo extremamente alto.

As queimadas ainda são uma prática recorrente no interior do Brasil, com a justificativa de limpeza de áreas de pastagem e lotes vagos e, até a década de 1980 era incentivada pelos governos. Entretanto, para se ter ideia, um meio ambiente queimado leva décadas para se reconstituir-se naturalmente, sem contar o afugentamento da fauna e a morte de muitos animais, sobretudo dos filhotes. As queimadas prejudicam o solo, pois além de destruir toda a vegetação, o fogo também acaba com nutrientes e com os microrganismos que atuam na decomposição dos restos de plantas e animais.

As queimadas são severamente criticadas pelos profissionais do meio ambiente por favorecerem à erosão, concorrendo para o assoreamento dos rios, além da destruição de habitats e a extinção local de espécies. Além disso, causam acidentes nas estradas e contribuem para o agravamento do efeito estufa com a liberação de grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, além de inúmeros problemas a saúde humana e animal.

E dependendo do tipo de material queimado, além dos particulados, fumaça, vários metais pesados podem ser lançados na atmosfera, como: mercúrio (Hg), arsênio (As), monóxido e dióxido de carbono (CO, CO2), dioxinas e furanos.

Como visto, são inúmeros os prejuízos trazidos pelas queimadas, entretanto o que mais me abisma é o descaso das pessoas com relação ao assunto. Muitas pessoas se colocam fora do sistema, simplesmente por se sentirem superiores e alheias a isto. Alguns conseguem imaginar, ainda, que nas cidades não existem prejuízos relacionados às queimadas. Isto não é verdade, pois está tudo interligado, vivemos em um ecossistema. 

E pior que é  patente o descaso do governo federal, inclusive incentivando as queimadas e o desmatamento com o desmonte do meio ambiente, isenção de multas ambientais, demissão de fiscais, desacreditação de agências de fiscalização e monitoramento e, quiçá a parceria do ex-ministro com exploração indevida de madeira e tudo isto "na cara" do presidente! 

Queimada e crime ambiental! Porém, quantos condenados em qualquer esfera você conhece? 

Considerando o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98) que diz: [...] “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora a pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa. E, ainda o artigo 250 do Código Penal (DL 2848/40) que versa [...] “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem a pena é de reclusão de 3 a 6 anos e multa”. Além das legislações complementares dos estados e municípios.  

Enfim, resta-nos aguardar o período chuvoso, porém, todo ano tem seca... e caso não sejam implantadas punições e legislações mais rigorosas e, sobretudo, Educação Ambiental sempre nosso alívio será a chuva e, anualmente somar os prejuízos. Contudo, uma hora, pode ser tarde demais. 

 

PEREIRA, Saulo Gonçalves. Tempo seco, então é tempo de queimadas! 2021. Disponível em: https://patoshoje.com.br/blog/tempo-seco-entao-e-tempo-de-queimadas-68541.html. Acesso em: dia, mês. ano.