Outro dia, andando pela cidade, vi um morcego morto no chão! Parei para observar e me recordei que não se deve tocá-lo, pois podem transmitir raiva.

Quando voltei para tomar nota do local exato, o morcego havia sumido. Fiquei muito preocupado, pois nem imagino o destino do cadáver do morceguinho. Por sorte não era um morcego hematófago! Quando você vir um caso assim comunique imediatamente CCV (centro de controle de zoonoses).

Os morcegos são animais muito peculiares, são chamamos de Chiroptera (ordem), origina-se de Chiro = mão e Ptero = asa, isto é, animais com a mão transformada em asa. É a segunda ordem em número de espécies, com aproximadamente 1000 espécies identificadas.

São mamíferos que voam e ocorrem em quase todo o planeta, só não sendo encontrados em locais muito frios como nos polos. São em geral pequenos, na grande maioria não excedendo 100 gramas de peso. Os morcegos vivem em média 15 anos, e já estão prontos para se reproduzir a partir dos dois anos e geram somente um filhote por ano.

Os morcegos têm um papel muito importante na natureza, o chamando nicho ecológico, eles são, na maioria, dispersores de sementes e fazem polinização, ou seja, os morcegos têm a responsabilidade de levar as sementes das frutas que comem para longe e de polinizar as flores. Também tem grande importância no controle de pragas e das populações de insetos.

Muitos mitos giram em torno dos morcegos, por exemplo: que são ratos de asas que todos se alimentam de sangue, daí a associação deles aos vampiros. Por vezes, são associados a rituais de bruxaria. Outro mito é que todos eles transmitem o vírus da raiva em contato com outros animais e humanos (poucas espécies tem essa característica). Além disso, por muitas pessoas acreditarem que os morcegos são cegos, podem se enrolar nos cabelos de pessoas.

A única semelhança dos morcegos com os ratos é o fato de ambos serem mamíferos, assim como nós humanos. Os morcegos podem, sim, transmitir o vírus da raiva, porém tanto quanto ou menos que os cães; e não são cegos.

Dotados de um sexto sentido que permite a orientação por ecos, conseguem capturar com precisão, mesmo na total ausência de luz, um pequeno inseto. Existem somente três espécies que são hematófagas (seres que se alimentam de sangue).

Nas cidades, os morcegos mais comuns são os insetívoros (alimentam-se de insetos) e os fitófagos (alimentam-se de frutos, néctar, partes florais e folhas), devido à grande oferta de alimentos e à presença de abrigos.

A falta de conservação das florestas, falhas na construção e até detalhes arquitetônicos, criados para melhorar os aspectos das cidades, acabam constituindo alojamentos para os morcegos nas cidades.

Pelo artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, matar animal silvestre – incluindo os morcegos –, sem licença ambiental, é crime, a pena por matar um morcego ou uma onça é a mesma: seis meses a um ano de detenção. Contudo, a pena é normalmente convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa.

Como visto, os morcegos são muito importantes para natureza, sendo assim vale a pena deixarmos que este animal sobreviva, e que possamos viver pacificamente com ele, tanto no campo como nas cidades.