O Registro de Marcas nada mais é do que tornar sua marca exclusiva, impedindo que qualquer concorrente utilize indevidamente seu nome ou sua logomarca para captar clientes.

Já imaginou gastar anos para crescer sua empresa, adquirir uma boa clientela e um concorrente se aproveitar do seu nome para confundir seus clientes? E esse cenário pode piorar... Caso sua empresa não possua registro de marcas esse concorrente pode adquirir o registro e te obrigar a alterar o seu nome construído com tanto trabalho.

Atualmente, casos como estes têm aumentado significativamente em virtude da utilização das redes sociais, que trouxeram maior visibilidade para as marcas. Ao contrário do que muitos pensam, a mera inscrição no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas não garante proteção à sua marca, que está protegida apenas após o registro no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual-INPI.

O processo de registro pode levar um tempinho, mas a espera vale a pena. Além de impedir o uso do seu nome por outros empreendedores, benefícios como a venda da marca e o seu franqueamento só podem ser obtidos após o registro no INPI.

Dessa forma, a marca pode ser o maior patrimônio de sua empresa, que uma vez registrada passa a ser propriedade de uso exclusivo em todo o território nacional.

Quer saber mais? Na próxima semana abordaremos o tema: Registro de Marcas e a Consolidação do Marketing Digital, não perca!

@biancamoreirar - www.projetomarcas.com.br