Não é incomum associarmos marca ao fabricante de determinado produto. Se vamos comprar on-line, por exemplo, conseguimos filtrar os fabricantes desejados com um filtro denominado “Marcas”.
Entretanto, precisamos ter em mente que um serviço também possui marca. Na compra de um aparelho celular, exemplificativamente, além do fabricante do celular existem nessa relação a loja vendedora e a transportadora (em casos de compra online).
Se este aparelho é fabricado pela Samsung, vendido pelo Magazine Luiza e transportado pela Rodonaves, quais desses empreendimentos possuem marca?
A resposta é: todos!
Qualquer sinal que identifique produto ou serviço é uma marca, e as indicações de clientes, a credibilidade e o reconhecimento do empreendimento estão atrelados a ela, que possui o poder de alavancar o seu negócio.
Hoje, se você precisasse recomeçar o seu empreendimento alterando o nome e identidade visual, qual seria o seu maior prejuízo (a curto e longo prazo)?
Quer saber mais? Na próxima semana abordaremos casos práticos de perda da marca.
@biancamoreirar – www.projetomarcas.com