Muitos empreendedores dizem que registro de marcas é desnecessário ou até mesmo que é golpe. Infelizmente temos que ser honestos: muitas vezes o processo de registro de marcas pode ser objeto para aplicação de golpes.

Mas como assim, Bianca?

O registro de marcas é imprescindível para a manutenção e crescimento de uma empresa no mercado atual, mas precisa ser feito por um profissional sério e com acompanhamento especializado.

A função do famoso ® é conceder propriedade e exclusividade daquela marca ao seu proprietário, evitando que concorrentes desviem sua clientela.

Entretanto, ofertas insistentes via telefone, email ou whatsapp devem ser sinais de alerta. Isso porque muitos profissionais de utilizam destes meios para pressionar e fechar contratos abusivos, aplicando, de certa forma, “golpes”.

Importante lembrar que advogados são proibidos de realizar este tipo de captação pelo código de ética da OAB, então fiquem atentos a esse tipo de conduta.

A forma mais comum é o envio de contratos vagos, sem muitos detalhes sobre o processo com pesquisas mal feitas garantindo que não existe processo de registro para marca igual à sua, o que faz o empreendedor vislumbrar e muitas vezes não ler as entrelinhas contratuais que exigem pagamentos posteriores ao longo do processo.

O primeiro passo para a segurança da sua marca é saber se é possível registrá-la, o que exige uma pesquisa profunda no sistema do INPI (autarquia responsável pelo registro de marcas) a fim de garantir que não exista marca igual ou parecida com a sua. Caso contrário, você pagará honorários e taxas desnecessárias, uma vez que o INPI vai negar o seu processo.

Assim, fica o alerta: o registro de marcas é necessário mas precisa ser feito por profissionais especialistas e confiáveis, caso contrário você realmente jogará seu dinheiro fora.

 

 

Bianca Moreira - Profissional de Registro de Marcas

@biancamoreirar