Antes de responder à pergunta precisamos ter em mente um dos principais (se não o principal) objetivo de um empreendedor, que é trazer reconhecimento e agregar valor ao seu produto/serviço através da marca. 

É sabido que quanto nós estamos diante de uma marca consolidada e com diferenciais reconhecidos, temos um ticket médio maior e ainda sim um número elevado de vendas. Afirmo que esse é o sonho de todo e qualquer empreendedor. 

Mas de nada adianta alcançar este objetivo sem segurança quanto à marca que está crescendo. O registro de marcas é o único meio de proteção da sua marca contra perda e “roubo”, e também a única forma de garantir que você não está utilizando uma marca que já possui dono, cometendo assim o crime de concorrência desleal. 

Então, por que devo investir no registro de marcas?

1.      Segurança jurídica;

2.      Maior valor de venda da empresa;

3.      Maior credibilidade perante fornecedores e instituições financeiras.

Imagine que após anos de empresa consolidada você recebe uma notificação te obrigando a retirar sua marca do mercado imediatamente, qual seria a saída? E se, ao invés de uma notificação, um concorrente copia sua marca e começa a captar os seus clientes? Não espere que estas situações aconteçam, pode ser tarde demais. 

Quer saber mais? Na próxima semana abordaremos casos práticos de perda da marca.

@biancamoreirar – www.projetomarcas.com