Estes são alguns questionamentos que permeiam nosso dia a dia e que devemos refletir nesta semana que rememora o dia Internacional da Água (22/03). 

A teoria evolutiva apresenta que toda vida hoje existente na Terra veio inicialmente da água e, nossa dependência por este recurso natural é bastante acentuada, pois a água é vital a todos os seres vivos. 

Mas, podem acreditar: a água do planeta não vai acabar! 

Acontecerá que ela ficará cada dia mais escassa em disponibilidade e qualidade. Isso se dá pois, a água não evapora para fora da atmosfera! O que acontece é que ela muda de estado físico e de local. 

Entretanto, o que preocupa é a sua qualidade que está a cada dia pior. 

No Planeta,  aproximadamente 97% de toda água existente é salgada, ou seja, apenas 3% é de água doce. Desses 3%, cerca de 1,7% localiza-se nas geleiras, e apenas 0,3% está  diretamente disponível para o uso do homem (e demais serres) nos rios, lagos e no subterrâneo. 

Estudiosos preveem que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações. Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África. 

Mas, também nós brasileiros que sempre nos consideramos dotados de fontes inesgotáveis de tudo que é recurso ambiental, já vivemos em algumas regiões a escassez de água. 

A distribuição desigual, falta de políticas de segurança hídrica, a perda, e o desvio de água potável são as maiores causas dos problemas hídricos. 

Entre todos os países, o Brasil é privilegiado com 12% da água doce superficial no mundo, abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas, além da maior reserva subterrânea que é o aquífero Guarani. 

Todavia, a maior parte da água do Brasil está na Bacia Amazônica, o que é bastante contraditório, uma vez que lá ocorre a menor densidade populacional do país. Ou seja, mesmo aqui estamos com o recurso mal distribuído. 

A água limpa está cada vez mais rara e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício que chega entre 50% e 70% nas cidades. 

Na zona rural, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, além de parte da vegetação protetora da bacia (mata ciliar) ser destruída para a realização de atividades como agricultura e pecuária, existe, também, a super exploração pela irrigação (irregular) e, vejam: A produção de uma tonelada de milho requer 1,6 milhões de litros d’água, assim como 2,4 milhões de litros para uma tonelada de borracha sintética. É muita água!

Este assunto é de grande importância para nosso cotidiano, uma vez que está relacionado com nossa saúde e com nosso dinheiro, pois para termos a água tratada demandam-se recursos (muitos recursos). 

Outro ponto a ser analisado é o trabalho de conscientização para o uso da água, por exemplo: 90% das atividades modernas poderiam ser realizadas com água de reuso. Além de diminuir a pressão sobre a demanda, o custo dessa água é pelo menos 50% menor.

A captação de água em Patos de Minas se dá no rio Paranaíba de onde é conduzida, tratada e distribuída, porém precisamos, a médio  prazo, de um plano de segurança hídrica que é garantir que tenhamos água em qualidade, em quantidade e com valor justo! 

E aí poder público, como será?