É muito comum ouvir de pequenos empreendedores posicionamentos do tipo “sou pequeno, não preciso de registro”, “apenas grandes empresas devem se preocupar com isso”, e assim por diante.
Mas aí está a maior mentira já contada sobre o registro de marcas (e o maior erro dos empreendedores). Uma marca inicia sua história de credibilidade e reconhecimento no momento em que inicia as atividades, este é o marco inicial de qualquer empreendedor de sucesso.
Nenhum empreendimento inicia faturando milhões. Tudo vem com esforço, trabalho e dedicação. Essa é uma das únicas semelhanças existentes entre todos os grandes empreendimentos.
Mas então, quando seu empreendimento for grande você vai mudar a sua marca? Vai começar o seu reconhecimento do zero?
Tenho certeza que a resposta é não, afinal o seu trabalho tinha realmente esse objetivo, e agora que conseguiu não tem porque jogar tudo fora.
Acontece que, se você não registrar sua marca, você perderá tudo, sendo obrigado a começar de novo.
No Brasil, apenas o certificado do INPI te garante uso exclusivo da sua marca, e a concessão dada pela autarquia leva em consideração o Princípio da Anterioridade. Isso quer dizer que a marca é de quem solicitou o registro primeiro ao INPI, não podendo ser utilizada por outro empreendimento. Se você não se garantir, qualquer pessoa pode solicitar o registro e você vai perder tudo!
Quer saber mais? Na próxima semana abordaremos a necessidade de CNPJ para registrar uma marca. Não perca!
@biancamoreirar – www.projetomarcas.com