Tamanduá, lobo-guará, cobra e gambá foram alguns dos animais que apareceram em ruas da cidade de Patos de Minas ultimamente e a causa é a perda de áreas de vegetação nativa, queimadas, expansão urbana e expansão agrícola. Ainda há uma razão comportamental dos animais, pois muitos nesta época se deslocam para se acasalar. 

O aparecimento de animais silvestres no perímetro urbano acontece devido à pressão antrópica ao meio ambiente ou seja, o homem invade o campo restando à fauna local tentar se defender. Nós simplesmente ocupamos e modificamos o meio natural e este por sua vez "que lute" e tente reestabelecer o equilíbrio... Porém, não é bem assim, os impactos ambientais à fauna vão muito além do aparecimento de animais nas cidades, trata-se de uma alteração nos ecossistemas com inúmeros prejuízos. 

Vários autores têm o consenso que os animais silvestres não apresentam risco direto à população, pois só atacam por defesa caso sejam molestados, perseguidos ou agredidos. Todavia, o mais importante, além da vida deste animal, é o risco de zoonoses (doenças transmitidas por animais) e os parasitas que eles carregam, como por exemplo: o carrapato, ou a raiva!

Assim, a orientação, caso se tenha conhecimento de algum animal silvestre em casa ou avistado em local público, é comunicar aos órgãos competentes: bombeiros ou polícia. Estes são os profissionais mais apropriados para efetuarem a captura, condução ou soltura, tendo em vista utilizarem de equipamentos de segurança, além dos treinamentos que recebem durante cursos. 

A orientação dada pelos bombeiros e pelo CETRAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres - CETRAS/IEF) é que, caso seja encontrado algum animal, não tentar pegá-lo! 

Quase sempre os animais resgatados são devolvidos para as matas, no entanto caso estes estejam machucados ou doentes são encaminhados para centros de tratamento, como é o caso do CETRAS em Patos de Minas, que recebe, trata os animais e os encaminham para soltura ou zoológicos, caso seja o caso. 

É notável o crescimento das cidades e, os seus prejuízos são perceptíveis. Os ecossistemas são complexos, assim seu equilíbrio é muito delicado quando existe a invasão do meio natural. 

Pergunta-se: como os animais dessa região vão se adaptar? Muitos animais morrem, alguns migram e, enfim, uma parte fica na região tentando viver.

Pela proximidade, os animais acabam se dirigindo às cidades, principalmente em busca de alimento, água e abrigo (os 3A’s) já que a maioria de sua fonte alimentar foi destruída. 

Por fim, notadamente não se trata de uma invasão pelos animais silvestres às cidades, na verdade as cidades que estão invadindo o meio natural. O prejuízo é claro e evidente para ambas as partes, todavia, a fauna tem um prejuízo muito maior... 

 

 

PEREIRA, S. G. A “invasão” dos animais silvestres nas cidades!, 2021. Disponível em: https://www.patoshoje.com.br/blog/a-invasao-dos-animais-silvestres-nas-cidades-71074.html. Acesso em: xx, mês. xx