Em 2019 a Páscoa foi celebrada em 21 de Abril. Em 2020, em 12 de abril. E em 2021, ela será celebrada no dia 04 de abril.

Mas afinal, por que a Páscoa não tem uma data fixa? E qual a relação com a Astronomia?

 Na astronomia, definimos equinócio como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente,
cruza o equador celeste. No referencial da Terra, o Sol se move ao longo do ano sobre a eclíptica.

 Ao contrário de outras datas religiosas comemorativas, a Páscoa não tem um dia fixo para acontecer. A cada ano ela é comemorada em um dia diferente e afeta outros feriados que dela dependem, como por exemplo, a Sexta-Feira Santa, o Corpus Christi e até mesmo o Carnaval (comemoração pagã), que a antecede. 

Os historiadores acreditam que a ressureição de Cristo se deu próxima do equinócio de primavera, que marca o início dessa estação no hemisfério Norte (outono para nós do hemisfério Sul), além de ter ocorrido durante uma Lua Cheia. Os antigos cristãos já celebravam a Páscoa num domingo, dia da semana em que se recorda a ressurreição de Cristo. Desta forma, uma reunião de bispos cristãos denominada de Concílio de Nicéia (325 EC (Era Comum)), definiu que a Páscoa (Católica) deveria ser comemorada na ocorrência destes dois fenômenos astronômicos: após o equinócio de primavera (hemisfério Norte) e após uma Lua Cheia, além de ser celebrada no domingo, conforme a tradição judaica. Observemos que todos estes fenômenos se dão pelas posições do Sol, da Terra e da Lua no plano da eclíptica (plano em que os corpos do Sistema Solar se dispõem em torno do Sol). 

Inicialmente é importante definir a Lua Cheia que ocorre após o equinócio de março do ano em exercício. O equinócio é quando o Sol, em seu movimento aparente, cruza o equador celeste. Esta data pode variar entre os dias 20 e 21 de março. Como a data do equinócio varia, e a data da Lua Cheia não tem um dia fixo em cada mês, a data da Páscoa irá variar, já que ocorre no domingo posterior a primeira Lua Cheia depois do equinócio de março. Em 2021 o equinócio de março se deu no dia 20, a primeira Lua Cheia ocorreu no dia 28 de março, e o primeiro domingo após esta Lua Cheia será neste dia 04 de abril, portanto, domingo de Páscoa.  Definida esta data, todas as outras que dela dependem também são definidas.  É válido lembrar que a Páscoa é celebrada em outras religiões, porém, não tendo a ressurreição de Cristo como o cerne da celebração, mas leva concepções pautadas neste cálculo, além da influência da Páscoa judaica. 

Embora a Páscoa seja uma celebração de cunho religioso, a sua definição temporal leva em consideração o cálculo astronômico. Este é apenas um dos exemplos em como a Astronomia, nosso contato com o céu, influencia a cultura, a religião, e desta forma, o nosso dia a dia aqui na Terra.

Que este texto ressuscite o interesse do leitor pela ciência, pela astronomia e pela cultura em geral.

 

*A partir de 2044, estima-se que o equinócio possa se antecipar para o dia 19 de março em determinados anos. 

 

 

Observatório de Astronomia de Patos de Minas

 

Para sugestões dúvidas ou erros, envie-nos um e-mail:

[email protected]