Satélites naturais ou luas, como também são chamados, são corpos celestes que orbitam ao redor de outro corpo de maior dimensão (que não seja uma estrela). Até 2011 haviam sido catalogados 375 objetos classificados como luas, dos quais, 169 orbitando planetas e 206 orbitando planetas anões ou corpos menores, como os asteroides 3122 Florence e 1994 CC, ambos com duas luas conhecidas. Atualmente são conhecidos mais de 200 asteroides que possuem luas.

      Dos 8 planetas do nosso Sistema Solar, apenas os planetas Mercúrio e Vênus não têm quaisquer satélites naturais conhecidos. Podemos observar também que, quanto mais massivo e afastado do Sol for o planeta, mais luas identificamos. Isso se explica devido à enorme massa do Sol, onde os planetas menores perdem a competição para a gravidade Solar. É bem provável que o Sol tenha "capturado" satélites de Mercúrio ou Vênus, ou mesmo desestabilizado a órbita destes satélites, fazendo-os se perderem no espaço. Os planetas mais afastados do Sol, não sofrem desta disputa massiva, além de exercerem um campo gravitacional maior, devido a sua enorme massa, como é o caso de Júpiter e Saturno, podendo assim capturarem corpos que passem próximos a eles. 

    No Sistema Solar temos luas maiores que planeta, como o caso de Ganimedes e Titã, satélites naturais de Júpiter e Saturno respectivamente, e que são maiores que o planeta Mercúrio. 

     Os satélites naturais dos planetas do Sistema Solar possuem dimensões muito diferentes. Alguns têm milhares de quilômetros de diâmetro, já outros na ordem de 1 quilômetro. 

    A Lua (L maiúsculo) é o nome do satélite natural da Terra, e está em 5º lugar na escala de tamanho em relação aos outros satélites naturais conhecidos do Sistema Solar.

 A seguir uma lista com os 10 maiores satélites do Sistema Solar:

Ganimedes

1º Ganimedes – Ganimedes foi descoberto em 1610, por Galileu Galilei. É o maior satélite de todos os planetas do Sistema Solar e lógico, o maior satélite de Júpiter, possuindo 5.262 km de diâmetro. 

 

Titã

2º Titã – Titã foi descoberto em 1655 pelo astrônomo holandês Christiaan Huygens e é o segundo maior satélite do Sistema Solar, sendo o maior satélite do planeta Saturno. Possui 5.150 km de diâmetro e uma densa atmosfera. 

 

Calisto

3º Calisto – Descoberto por Galileu Galilei em 1610, possui 4.820 km de diâmetro.

 

Io

4º Io – Descoberto em 1610 por Galileu Galilei, Io aparece em quarto lugar. Este satélite de Júpiter possui 3.642 km de diâmetro e é caracterizada como o objeto com maior atividade vulcânica de todo o Sistema Solar.

 

Lua

5º Lua – O satélite do planeta Terra aparece em quinto lugar. A nossa Lua possui 3.475 km de diâmetro. O diâmetro da Lua é cerca de 1/4 do diâmetro da Terra, o que faz com que a Lua seja o maior satélite do Sistema Solar em termos de proporção com seu planeta, porém é o quinto quando comparado diretamente com os outros satélites.

 

Europa

6º Europa – Também descoberta em 1610 por Galileu Galilei, Europa aparece em sexto lugar. Possui 3.121 km de diâmetro e também pertence a Júpiter. Debaixo de sua crosta de gelo, é possível que exista um oceano de água salgada. 

 

Tritão

7º Tritão – Descoberto em 1846 pelo astrônomo inglês William Lassell, Tritão é o maior satélite do planeta Netuno, com 2.706 km de diâmetro. Dada a sua grande distância ao Sol, é um dos objetos mais frios do Sistema Solar, com temperaturas em torno dos -235º C. 

 

Titânia

8º Titânia – O maior satélite do planeta Urano aparece em oitavo lugar. Titânia possui 1.577 km de diâmetro e foi descoberto em 1787 pelo astrônomo William Herschel (o astrônomo que descobriu o planeta Urano).

 

Réia

9º Reia – Descoberta pelo astrônomo italiano Giovanni Cassini em 1672, a nona maior lua do Sistema Solar é Reia, que é a segunda maior lua do planeta Saturno, possuindo 1.528 km de diâmetro. 

 

Oberon

10º Oberon – Em décimo lugar, o satélite do planeta Urano descoberto em 1787 pelo astrônomo William Herschel, possui um diâmetro de 1.523 km.