Uma nova forma de agir dos estelionatários tem feito vítimas na região e causado grandes prejuízos. O chamado Golpe da Lista Telefônica começa com um telefonema aparentemente inofensivo e termina com um boleto de cobrança de quase R$ 5 mil. A Polícia Militar alerta as pessoas, principalmente os comerciantes, para que não caiam no golpe.

O Golpe da Lista Telefônica começa com uma ligação para a vítima. O interlocutor, geralmente uma mulher, diz ser funcionária da empresa “Lista 102” e pede a confirmação de endereço e de dados da empresa para o envio da lista telefônica. Um documento é enviado via e-mail. A mulher pede para que seja assinado e devolvido à suposta funcionária.

Está pronto o golpe. Depois disso, a vítima recebe uma ordem de execução de um cartório de outra cidade referente a uma dívida que chega próxima a R$ 5 mil. De acordo com a Polícia Militar, várias pessoas em Patos de Minas caíram no golpe e enfrentam problemas para se livrarem da dívida.

A recomendação da Polícia Militar é para que as pessoas, ao receberem ligações desta natureza, não repassem e nem confirmem nenhum dado sem antes se certificarem da veracidade do contato telefônico. Além disso, a orientação é para elas não assinarem nenhum documento, por mais inofensivo que pareça, antes de ler o conteúdo impresso ali.

As vítimas também devem denunciar esse tipo de golpe para evitar que outras pessoas sejam prejudicadas.

Autor: Maurício Rocha