O vice-prefeito Nadir Venâncio de Camargos precisou do apoio de um chaveiro para entrar na Prefeitura.

Notificado para assumir o comando da administração municipal de Varjão de Minas, o vice-prefeito Nadir Venâncio de Camargos precisou do apoio de um chaveiro para entrar na Prefeitura no início da noite dessa quarta-feira (14). Ele encontrou as portas fechadas. Inicialmente, o vice-prefeito permanecerá no cargo pelo período de seis meses.

Esse é o prazo determinado pela Justiça para o afastamento do prefeito Walter Pereira Filho, o Waltinho. Eleito em 2012 para administrar o município de Varjão de Minas, ele foi denunciado pelo Ministério Público por diversas irregularidades e responde inclusive criminalmente na Justiça.  Mas o motivo do afastamento é outro.

De acordo com o promotor Paulo César de Freitas, o prefeito de Varjão de Minas vinha tendo um comportamento que nem os criminosos mais perigosos costumam ter. Ele ignorava e não recebia ofícios e correspondências, não respondia os questionamentos do Ministério Público e ainda dificultava as investigações.

Para piorar a situação, o prefeito Walter Pereira Filho teria agredido o presidente da Câmara Municipal de Varjão de Minas, Élcio Zote, no momento em que o parlamentar investigava denúncias de que uma máquina da prefeitura estaria fazendo serviços em sua propriedade. Aliás, esta é mais uma ação que o prefeito terá que responder na Justiça.

Diante disso, o promotor Paulo César de Freitas pediu o afastamento do prefeito Walter Pereira pelo prazo de 180 dias. Com muita dificuldade, o vice-prefeito Nadir Venâncio assumiu o cargo no início da noite dessa quarta-feira. Com a prefeitura fechada, ele teve que chamar um chaveiro para abrir as portas. As demais salas da prefeitura também tiveram que ser arrombadas.

O trabalho de funcionários após o expediente e a portas fechadas chamou a atenção. O circuito interno de vídeo estava danificado. Uma grande quantidade de alimentos foi encontrada amontoada no interior da Prefeitura com data de validade vencida. O trabalho da nova equipe nos próximos dias será de conhecer a real situação da Prefeitura de Varjão de Minas.

Além do prefeito Walter Pereira Filho, a decisão Judicial afasta também outros servidores, incluindo a esposa do prefeito Adriana de Fátima Araújo, e o irmão, Geraldo José Ferreira.

Autor: Maurício Rocha