Somente esse ano teve registro de 3 queimadas na mata. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
Um Projeto de Lei do vereador João Bosco de Castro Borges com co-autoria de Vicente de Paula Souza e Valdir Reis em tramitação na Câmara Municipal de Patos de Minas propõe a criação do Parque de Preservação da Mata do Catingueiro. O objetivo dos parlamentares é garantir a sobrevivência da área de preservação permanente que vem sofrendo constantes ataques e está ameaçada.

A Mata do Catingueiro guarda uma parte importante das riquezas do Cerrado. Tão importante para a preservação das espécies, a Mata foi declarada de preservação permanente em 1992. Mas a lei não foi suficiente para garantir a sobrevivência da área. Em 20 anos, a Mata do Catingueiro foi reduzida a apenas 10% de seu tamanho, passando de 300 hectares para apenas 30 hectares.

Para garantir o que ainda resta da Mata do Catingueiro, o Projeto de Lei de número 3.795/2013 propõe a criação de um Parque Ecológico no local e estabelece regras também para a utilização das áreas no entorno. As edificações, por exemplo, sofreriam restrições, sendo limitadas a apenas um pavimento.

Bosquinho entende que a Mata do Catingueiro é importante para a preservação dos ecossistemas naturais relevantes do município e poderia ser usada para a realização de pesquisas científicas e para a realização de atividades de educação e recreação. Com a criação do Parque, as áreas degradadas seriam recuperadas.

O Projeto de Lei que cria o Parque de Preservação da Mata do Catingueiro já passou pelas comissões permanentes e deverá ser levado a plenário na próxima reunião.

Autor: Maurício Rocha