Unidade de Pronto Atendimento da avenida Marabá.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA – da avenida Marabá, que durante anos suportou a demanda por saúde da população mais carente, vai fechar as portas. A afirmação é do vereador Lázaro Borges, que acusa a Administração Municipal de fazer uma manobra para interromper as atividades no local.

O vereador Lázaro Borges informou que os equipamentos estão sendo retirados aos poucos da Unidade de Pronto Atendimento. Segundo ele, o até o Raio X já foi removido. O vereador argumenta que a afirmação da Prefeitura de que o prédio precisa de uma reforma é só um pretexto para fechar a UPA da avenida Marabá.

Desde a inauguração da UPA Porte III no bairro Jardim Peluzo, a UPA da avenida Marabá vem tendo a sua importância reduzida. Mas o prefeito Pedro Lucas garantiu aos presidentes de associações de moradores que manteria a unidade funcionando. Para o vereador Lázaro Borges, a retirada dos equipamentos é um sinal de que a Unidade será fechada.

“A informação que a gente recebeu é que a UPA será fechada para a reforma e depois será destinada para abrigar o Caps”, informou o vereador. Lázaro Borges concorda que é preciso fazer uma reforma urgente em toda a estrutura, mas alega que a obra pode ser feita com a unidade funcionando.

O prefeito Pedro Lucas disse que a Unidade de Pronto Atendimento da avenida Maraba será realmente fechada a partir de fevereiro do ano que vem  para que o prédio passe por uma reforma. O chefe do executivo explicou, no entanto, que antes haverá uma licitação para a instalação de um Ponto de Atendimento Infantil no Centro Clínico do Unipam. O PAI será dedicado para o atendimento de crianças.

Segundo o prefeito Pedro Lucas, toda a estrutura onde funciona a UPA e onde antigamente funcionava o SAMU vão abrigar três Caps em Patos de Minas, o que possibilitará uma melhoria no atendimento da população.

Autor: Maurício Rocha