Houve filas nas unidades.

Ao contrário do que ocorreu na abertura da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, quando as unidades de saúde ficaram vazias, desta vez a movimentação foi grande em Patos de Minas. Muitos pais aproveitaram a manhã deste sábado (22) para completar o cartão de vacina dos filhos e para prestar informações ao Programa Bolsa Família.

Além da vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, as unidades de saúde também fizeram pesagem e medição das crianças. O acompanhamento é uma das exigências do Programa Bolsa Família e deve ser feito pelo menos duas vezes por ano. Desta forma, o Governo consegue acompanhar o desenvolvimento das crianças brasileiras, principalmente as carentes.

Para as crianças menores de cinco anos, o dia também foi de atualizar a caderneta de vacinação. Uma gotinha para proteger contra a Poliomielite e uma picadinha no braço para não permitir a entrada do Sarampo. As duas doenças são altamente contagiosas e a vacina é a melhor forma de proteger as crianças.

Segundo o Ministério da Saúde, devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças com idades de 6 meses a 5 anos incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. Já contra o sarampo, devem ser imunizadas as crianças com 5 anos incompletos.

Em Patos de Minas, a meta da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e o Sarampo é imunizar 7.500 crianças menores de cinco anos. As unidades de saúde ficarão abertas até as 17 horas neste sábado (22). A Campanha se estenderá até o dia 28 de novembro.

Autor: Maurício Rocha