A chuva que deveria ser bem vida para os moradores do Haras localizado no bairro Copacabana se tornou motivo de grande preocupação. É que de algum tempo para cá, toda vez que chove, a tubulação de esgoto da Copasa despeja esgoto, poluindo a área de pastagem. O problema voltou a acontecer nesse final de semana.

O problema começou no início deste ano. Com a grande incidência de chuvas, a tubulação de esgoto da Copasa não suportou e levou para dentro da propriedade boa parte do esgoto que era produzido na cidade. Uma enorme lagoa de dejetos se formou, cobrindo boa parte da propriedade e causando indignação.

Desde então, toda vez que chove o problema se repete. Nesse final de semana, pessoas que estavam no local fizeram um vídeo do vazamento de esgoto dentro da propriedade. A poluição brota das proximidades da tubulação da Copasa e escorre pela propriedade, contaminando áreas de pastagem e prejudicando o trato dos animais.

Luciana Alves Moreira, moradora do Haras, diz que o prejuízo tem sido grande. Segundo ela, mais de 20 cavalos são mantidos na propriedade, além de outros animais, que estão correndo risco de serem contaminados. Segundo Luciana, apesar de ter feito a retirada do esgoto na primeira vez em que o problema ocorreu, a Copasa não fez a desinfecção da área como havia prometido.

Além da reclamação dos moradores do Haras, a Copasa vem sendo denunciada por ambientalistas por jogar esgoto e contaminar nascentes e cursos d’água em Patos de Minas. A redação do Patos Hoje entrou em contato com a direção da Companhia que se comprometeu em levar uma equipe ao Aras na parte da tarde para buscar uma solução para o problema.

Autor: Maurício Rocha