Nessa terça-feira (1º), cerca de 50 toneladas de pneus velhos foram retiradas do Ecoponto. ( Foto: Selma Cruz )
O Ecoponto construído no bairro Planalto parece ter resolvido o problema da destinação de pneus inservíveis em Patos de Minas. Está certo que algumas pessoas ainda insistem em jogar esse tipo de material em locais inadequados, mas a grande maioria dos pneus velhos está sendo levada para o Ecoponto para receber a adequada destinação.

O Ecoponto foi construído através da parceria entre a Prefeitura e as empresas que comercializam pneus na cidade. O espaço é controlado e o material que chega é destinado para a reciclagem. Nessa terça-feira (1º), cerca de 50 toneladas de pneus velhos foram retiradas do Ecoponto.

A retirada dos pneus foi feita pela transportadora de Pneus Neto. Cerca de 4 mil unidades foram retiradas. A carga é levada para a cidade de Cezarina em Goiás, onde a borracha é retirada e levada para a reciclagem. Os pneus velhos tem grande utilidade na indústria, podendo ser usado para a fabricação de peças, para a produção de graxas, óleos e combustíveis e também como composição para massa asfáltica.

Mas quando não são reaproveitados, os pneus se transformam em um grave problema para a natureza. A decomposição desse tipo de material pode levar até 600 anos. Além disso, os pneus acumulam água e são grandes criadouros do mosquito aedes aegypti. Sem contar que se forem queimados liberam uma fumaça tóxica durante a combustão.

De acordo com o diretor de meio ambiente, Civuca Costa, a retirada constante dos pneus do Ecoponto tem minimizado o impacto ambiental e evitado a proliferação da dengue na cidade.

Autor: Maurício Rocha