O mato que cresce verdinho e toma conta das praças e dos canteiros centrais em Patos de Minas, serve de pastagem para animais. Na avenida Piauí, bem próximo ao Terminal Rodoviário, cavalos foram flagrados pelo presidente do Conselho Municipal de Segurança, Fernando Diniz, pastando tranquilamente.

Sem o serviço de jardinagem, o mato cresce nos quatro cantos da cidade. Na avenida Jk os canteiros existentes entre as três pistas estão tomados pela braquiária. Apenas alguns trechos permanecem bem cuidados. São aqueles adotados pelas empresas e que tem manutenção permanente. A diferença é visível.

Na avenida Piauí, o canteiro central também permanece com a grama bem podada. Entretanto, no pequeno trecho, o trabalho é feito por cavalos que encontraram ali uma pastagem perfeita para matar a fome. Fernando Diniz registrou a presença dos cavalos em vídeo e destacou o perigo da presença dos animais naquele local que tem movimento intenso de carros. Segundo Fernando, constantemente os animais visitam o local para matar a fome.

E a tendência em Patos de Minas e que o mato cresça ainda mais. O prefeito Pedro Lucas adiantou que não vai fazer o serviço de jardinagem no período da chuva, o que segundo ele seria jogar dinheiro fora, tendo em vista que, nesta época, o mato cresce rapidamente.

Além do aspecto de abandono, o mato que cresceu nas praças e canteiros centrais, também pode causar problemas para o trânsito. Em alguns cruzamentos, como na avenida J.K, o mato já começa a dificultar a visão dos motoristas. Quem for transitar por vias com muito mato é melhor ter atenção para não se envolver em acidente.

Autor: Maurício Rocha