Veículos destruídos foram expostos na Praça do Fórum para sensibilizar as pessoas quanto às consequências do desrespeito às regras de trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito teve sua abertura em Patos de Minas nessa terça-feira (18). Autoridades civis e militares participaram do evento que ainda teve mostra de teatro e apresentação de veículos destruídos para sensibilizar as pessoas a respeitarem as regras de trânsito. As ações desse ano vão focar principalmente na conscientização quanto ao excesso de velocidade.

A semana foi organizada pelo SEST/SENAT. O delegado de trânsito, Bruno do Carmo Garcia, fez o pronunciamento de abertura. A banda de música da 10ª RPM também participou do evento. Depois do pronunciamento das autoridades, mais de 400 alunos do ensino médio fizeram uma apresentação na Praça do Fórum. Carros destruídos foram expostos para sensibilizar as pessoas quanto às consequências do desrespeito às regras de trânsito.

Atiradores do Tiro de Guerra 04013 também participaram da abertura. Eles receberam treinamento e irão repassar aos jovens ensinamentos sobre segurança no trânsito. De acordo com a diretora Glísia Pinto, os jovens é um grupo de risco que precisa ser conscientizado. Ela informou que os jovens de 18 a 25 anos são os que mais excedem os limites de velocidade.

A Polícia Rodoviária Federal foi instituição que participou da abertura. Os agentes mostraram como é feito um teste de alcoolemia. Uma empresa de transporte enriqueceu o evento mostrando equipamentos que foram instalados nos veículos de transporte para ajudar a reduzir o excesso de velocidade nas rodovias.

E semana ainda vai contar com muito mais. A diretora contou que um trabalho entre alunos do curso de psicologia da Faculdade Patos de Minas e o SEST/SENAT está estudando a relação do comportamento humano e o excesso de velocidade. A pesquisa vai ajudar a tomar medidas para evitar o desrespeito. Ela ressaltou que a principal causa dos acidentes é a falta de respeito às regras de trânsito e os jovens precisam ser conscientizados.

Para esta quarta-feira (20), as atividades acontecerão em escolas de ensino médio da cidade. Cinco escolas serão visitadas e cerca de 2 mil alunos passarão por palestras. Os atiradores do Tiro de Guerra serão os palestrantes. Glísia contou que, por serem também jovens, eles poderão transmitir melhor os conceitos. O objetivo é formar motoristas mais conscientes e respeitadores das normas de trânsito.

Autor: Farley Rocha