A reunião vai acontecer também em outras regiões.

O secretário de estado de defesa social, Rômulo Ferraz, disse nessa quinta-feira (07) que a elevação da Companhia de Bombeiros a Batalhão pode acontecer no ano que vem. O secretário esteve em Patos de Minas participando da reunião da cúpula da segurança pública. O encontro teve também a participação do comando das polícias civil e militar e da administração penitenciária.

O encontro está acontecendo em todas as regiões do Estado para avaliar os últimos indicadores da segurança pública no Estado. Segundo o secretário de defesa social, o crescimento no número de assaltos é o que mais preocupa. A 10ª Região de Patos de Minas foi a que apresentou os melhores índices no Estado. Enquanto em outras regiões, o número de crimes violentos aumentou, aqui as forças de segurança conseguiram manter os mesmos percentuais do ano passado.

De acordo com o coronel Elias Perpétuo, comandante da 10ª RPM, a corporação está se desdobrando para combater a criminalidade e dar mais segurança à população. Ele destacou algumas medidas que foram tomadas, como por exemplo, a instalação de uma única assessoria de comunicação para atender todas as frações, para que um número maior de policiais fosse destinado para o serviço ostensivo.

Para manter os resultados, o secretário de defesa social anunciou uma série de medidas, como a destinação de 36 novas viaturas para Patos de Minas, 18 viaturas para Patrocínio, construção do Batalhão em Patrocínio, mais policiais nas ruas e a instalação do Projeto Olho Vivo até março do ano que vem. Ele disse que as câmeras de monitoramento já eram para estar instaladas, mas que o processo de licitação atrasou.

Com relação à elevação da Companhia de Bombeiros de Patos de Minas a Batalhão, o secretário informou que o processo avançou. Rômulo Ferraz disse que o grande empecilho para fazer essa mudança é a falta de efetivos no Estado. Com a formação de 800 novos bombeiros no ano que vem, a corporação poderá, finalmente, elevar a Companhia de Bombeiros a Batalhão.

Autor: Maurício Rocha