A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) recebeu, nesta quinta-feira (10/6), autorização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a retomada das atividades pedagógicas presenciais. O retorno será seguro, com regras de distanciamento e de higienização; gradual, começando apenas com as turmas do 1° ao 5° ano do ensino fundamental; e facultativo, em que cada família decide se quer retornar presencialmente nos municípios que estiverem nas ondas verde e amarela do Plano Minas Consciente e onde a prefeitura não apresentar restrições.
Com essa decisão, a SEE/MG anuncia que a partir do dia 14/6, os profissionais de educação retomam o trabalho presencial para preparação das escolas. Já os alunos, retornam no dia 21/6.
Neste momento, estão em onda amarela as regiões Triângulo Norte e Vale do Aço. Portanto, apenas as escolas que oferecem anos iniciais localizadas nessas regiões poderão retornar às atividades na próxima segunda-feira (14/6).
O retorno está sendo planejado e preparado cuidadosamente para dar a segurança necessária a funcionários, estudantes e famílias para a volta ao ambiente escolar, após mais de um ano de suspensão das atividades presenciais em função da pandemia da covid-19. Todas as escolas que oferecem os anos iniciais estarão preparadas para receber os estudantes até o dia 21/6.
Para a volta das atividades pedagógicas presenciais, as unidades de ensino irão seguir a Resolução SEE 4506/2021, que institui o ensino híbrido como modelo educacional para este ano letivo na rede estadual, com alternância de atividades presenciais e remotas. A resolução prevê a aplicação dos protocolos de biossegurança da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e as diretrizes estabelecidas pela Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 Nº 129.
A SEE/MG continuará oferecendo o Regime Especial de Atividades Não Presenciais e a carga horária e frequência dos estudantes continuam a ser contabilizados por meio do Plano de Estudos Tutorado (PET) e das atividades complementares elaboradas pelo professor.
A cada 14 dias serão avaliadas as condições de cada localidade e os indicadores epidemiológicos para que seja programado um avanço na retomada. Após os anos iniciais, a previsão é de que seja realizado o retorno do 3° ano do ensino médio, seguido pelo 9° ano do ensino fundamental.
Checklist
Todos os gestores escolares precisam cumprir uma lista de tarefas (checklist), em cada unidade de ensino, para organizar o ambiente da escola para o recebimento de estudantes e funcionários. “Desde o ano passado, as escolas estão se adequando para começar o ensino híbrido. Somente retomarão as atividades presenciais as unidades que cumpriram todo o checklist. As escolas que ainda se encontram em preparação serão monitoradas para cumprimento de todas as determinações”, destaca a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE, Izabella Cavalcante Martins.
Em todo o estado, até o momento, mais de 73% das unidades de ensino já apresentaram o checklist e estão prontas para iniciar as atividades.
Para auxiliar na implementação das adequações necessárias, a SEE/MG já disponibilizou mais de R$ 60 milhões para as 3.590 escolas da rede pública estadual de ensino. Os recursos representam quatro parcelas do repasse de manutenção e custeio do ano escolar. Ele pode ser utilizado para as unidades escolares finalizarem a compra dos itens do checklist que são necessários para cumprir o protocolo sanitário.
Protocolo sanitário
O documento é fruto de debates e reuniões técnicas do Grupo de Trabalho formado por representantes das secretarias de Estado de Saúde (SES/MG) e de Educação (SEE), da Sociedade Mineira de Pediatria e da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Outras entidades, associações e sindicatos de servidores foram convidados a colaborarem com sugestões ao Grupo de Trabalho.
Segundo o protocolo, as escolas devem obter equipamentos de proteção e produtos de higiene como dispensador com sabonete líquido, álcool em gel, copos descartáveis, papel toalha, luvas e lixeiras com tampa e pedal. Além disso, é recomendada às escolas a adoção de horários distintos de entrada e saída de diferentes turmas.
Nas ondas verde e amarela, haverá distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os estudantes. Em casos em que a macrorregião em que o município esteja inserido regrida para a onda vermelha, as atividades presenciais poderão continuar, desde que haja o cumprimento de regras ainda mais rígidas de distanciamento definidas pela SES/MG, como o distanciamento mínimo de 3 metros entre os estudantes.
Ocorrência de casos
A Resolução SEE 4506/2021 define ainda que estudantes e servidores em exercício nas unidades escolares não devem comparecer à escola caso apresentem sintomas de covid-19. Cabe a eles comunicar a situação imediatamente ao gestor escolar. O diretor deve monitorar esses casos por meio de formulário disponível no Anexo I da resolução.
O protocolo da SES cita possibilidades para a suspensão das atividades presenciais em uma sala de aula, em um turno, em uma escola ou mesmo em um município. Essa medida vai depender das ocorrências de casos. Havendo mais de um caso de aluno com diagnóstico confirmado de covid-19 em uma mesma turma, toda aquela turma deve migrar para o ensino remoto. Havendo mais de uma turma suspensa em um mesmo turno, todo aquele turno migrará para o ensino remoto. No caso de necessidade de suspensão de mais de um turno, a escola deve ser fechada.
A principal fonte de monitoramento do processo será o plano Minas Consciente, com a avaliação dos indicadores que fomentam e subsidiam o debate das reuniões dos gabinetes de crise do estado, incluindo o Grupo Executivo do Minas Consciente e o Comitê Extraordinário Covid-19.
Fonte: Agência Minas
Comentário mais curtido:
Patense
Filho de um amigo estuda em escola particular e a professora passou covid pra sala toda, q por consequência esse amigo e a esposa pegaram !!
Sincero denovo
11/06/2021 16:14Povo sem noção nenhuma ,se vc que tem filho quer mandar pra escola então manda ué, eu sou pai e sei o quanto é difícil manter uma criança quieta ,eles querem brincar ,abraçar pegar coisas ,muitos colocam na boca e seu filho se comporta sim ,na frente de vcs ,longe do pai ou da mãe criança apronta sim ,aí quero ver um único professor em uma sala com 30 alunos controlar todos kkkkk ,é muita hipocrisia de algumas pessoas se contentarem com os professores vacinados e seus filhos não, se quer mandar seu filho pra escola mande e confie ,pronto acabou ,que Deus o proteja e que ele não pegue essa droga de vírus, eu dei minha opinião e acho que tenho direito de opinar sobre o assunto também.ninguem é obrigado a aceitar opinião de ninguém, só disse que meu filho não irá as aulas ,pra segurança dele.
Girl
11/06/2021 13:32Gente parem de julgar o amor de pai ou mãe, por ele decidir se vai mandar o filho pra escola ou não. Tem pais que tem condições de pagar alguém pra olhar tem outros que tem quem olha os filhos. Mais tem os pais que não tem com quem deixar ou as vezes até largou o serviço pra cuidar dos filhos sem poder, e tá passando dificuldades por causa disso. E como vemos,em todo lugar que você vai tem crianças na rua ,supermercado, shopping, lanchonete, igreja, centro, etc....
Sinc
11/06/2021 12:03Só porque os professores foram vacinados? Porque a vida do meu filho vale menos que a vida de um professor? Vão pro inferno com essa ladainha ,povo sem noção!
Concordo
11/06/2021 12:23Falou tudo,quem achar que seu filho está imune que mande para escola
João
11/06/2021 11:23Mas dia 21 os profissionais da educação não tomaram nem a segunda dose da vacina
Franciele
11/06/2021 10:45Os profissionais da educação estão sendo vacinados, nossos filhos ainda não. #Não_as_aulas_presenciais. Meus filhos só voltam depois de serem imunizados também.
Patense
11/06/2021 10:03Fico vendo os comentários dizendo que não leva os filhos pra escola, que não vai arriscar a vida dos filhos e da família. Mas essa semana estive em um hipermercado aqui de Patos e estava até bonito a quantidade de crianças que estavam acompanhando os pais "no passeio em família". Se não podem ir a escola onde os profissionais levam a sério os cuidados com as crianças e com eles mesmo, o que estão fazendo em supermercados, praças, sorveterias e festinhas de fundo de quintal com essas crianças?
Sincero
11/06/2021 16:17Uma coisa é o pai ou a mãe tá perto do filho pra poder olhar ele ,outra é uma escola com tantos alunos pra poucos professores, se vc viu a aglomeração é porque estava no meio correto? Se vc tem filho e quer manda lo pra escola vá em frente, depois só não chore caso o pior aconteça, eles sao apenas crianças não respondem por si ,que Deus proteja seu filho na escolinha, abc
João
11/06/2021 12:21Disse tudo junto dos pais agora quero ver evitar que uma criança Abrace compartilhe objetos professores não vão conseguir evitar.os meus não vão e pronto
Raul
11/06/2021 11:14Aí vc está generalizando, da mesma forma que existem pessoas que não se importam como no caso dessas que levam as crianças nos supermercados, há tbm as que se preocupam 👍
Duda
11/06/2021 09:49Eu acho engraçado que para ir nos restaurantes e lanchonetes podem levar as crianças. Para festas e comemorações também agora pra escola não? Quanta arrogância meu Deus. Eu ensinei meus filhos a ficar com a máscara e manter o distanciamento. Se cada um fizer sua parte dá certo sim.
Viros
11/06/2021 12:15Se vc tem tanta confiança assim manda seus filhos e verá o resultado,eu não arrisco os meus não vão.boa sorte
Raul
11/06/2021 11:22Criança em geral não se comporta, não vai adiantar só seu filho usar a máscara corretamente e manter distanciamento dos coleguinhas, essa é uma doença coletiva e não individual
Resp.duda
11/06/2021 10:13Concordo plenamente com você, se voltar meu filho irá, pois não sou hipócrita, ele vai a vários lugares e não pode ir a escola, o povinho pobre de espírito
OPRESSOR COMPRESSOR
11/06/2021 08:49SÉRIO? QUE BELEZA! SEM VACINA PROS CATARRENTOS, UMA TIRAÇÃO DE MÁSCARA, ABRAÇOS, PEGA-PEGA, ESPIRROS, BRIGAS, GRITARIA... AAAAH UMA GRAÇA AS VOLTAS AS AULAS. ME AVISEM PARA NÃO ANDAR DE ONIBUS NA CIDADE A PARTIR DE 21/06!!! AGORA É SÉRIO, BOA SORTE AOS PROFESSORES E AOS ALUNOS.
Qro meu filho vivo
11/06/2021 08:21Há uma petição pedindo assinaturas contra a volta às aulas sem vacina. Queremos vacinas para todos. Imuniza os professores e coloca os alunos em risco pra levar doenças pra família. #vacinaparatodos
Willian Djalma
11/06/2021 08:11A intenção é ótima e valida ,mas infelizmente ainda não chegou a hora de voltar às aulas,pois é um volume enorme de pessoas aglomeradas(estudantes) e ainda não imunizadas, vai lotar o sistema de saúde novamente e o que é pior por se tratar de crianças,não temos UTI pediátrica ,se apenas uma precisar complica. Acredito ser mais prudente aguardar a vacinação que no pior das possibilidades vai ser até o fim do ano. E sem contar que as novas variantes ,ficou comprovado ,que o contágio é muito alto e a letalidade ainda não se sabe.
Luana
11/06/2021 08:06A melhor parte dessa história e que mães brigam que os filhos não vão pra escola mas a maioria delas vão com os filhos pra festas, barzinho e muitos outros lugares de aglomeração e fica dando bafão. Não precisa mandar o filho pra escola mais pelo menos quieta o rabo em casa pra fazer efeito
Resp p/ sincero
11/06/2021 16:52Por isso estou falando, meu filho também não vai mais cuido deles em casa conheço mulheres que senta na porta de casa com mais outras 10 pra fofocar e as crianças todas brincando e não pode ir na escola por causa da covid kkkk
Sincero
11/06/2021 16:26Exatamente, quando os pais são irresponsáveis os filhos vão sim em festas,clubes,viagens etc... mas não sou obrigado a mandar meu filho pra escola por culpa de pais irresponsáveis que deixam seus filhos fazerem monte de coisas ,se eles não cuidam dos deles ,eu cuido do meu ,em casa ,já basta eu me arriscando todo dia ni trabalho .
Gato por Lebre
11/06/2021 09:38E o pior que pegam o vírus nestas festas e vão falar que se contaminaram nas escolas...!!!
Fora hipócrita.
11/06/2021 05:35Pois meu filho irá, ele vai pro futebol, clube viaja e não pode ir a escola, acho que o filhos de vocês vivem em uma bolha né.
Sincero
11/06/2021 16:22Pois bem , a irresponsável é vc por permitir ele a ir nesses lugares ,não ele kkkkkk hipocrisia devia ser proibido viu
Justo
10/06/2021 23:02Podem fazer o que quiser mais minha filha não vai não sou louco de colocar a vida dela e da minha família em risco por uma decisão irresponsável.
Anônima
10/06/2021 22:34Nunca que eu deixo meu filho ir pra escola com esse Covid matando milhares de pessoas aí. Vai continuar virtualmente
Patense
10/06/2021 22:00Filho de um amigo estuda em escola particular e a professora passou covid pra sala toda, q por consequência esse amigo e a esposa pegaram !!