A manifestação aconteceu na ponte do Ribeirão da Cota, a poucos metros do asfalto.
Os produtores rurais interditaram na manhã desta segunda-feira (19) a estrada que dá acesso ao Aterro Sanitário. A manifestação na via que liga a cidade ao distrito de Boassara começou por volta das 10h00. Eles desejam que a Prefeitura Municipal faça melhorias na estrada para dar mais segurança e melhores condições aos usuários e moradores da zona rural.

A manifestação aconteceu na ponte do Ribeirão da Cota, a poucos metros do asfalto. Vários produtores rurais vizinhos ao local participaram do manifesto. Uma enorme fila de caminhões se formou na estada. Apenas veículos pequenos passavam pela estrada.

Wilson Gurgel falou o motivo da manifestação. Ele contou que já pediu melhorias para a estrada e nada foi feito. Como não teve resposta da administração municipal, ele resolveu se unir aos moradores vizinhos e interditar a pista para chamar a atenção dos responsáveis.

Ele contou que a estrada não está oferecendo segurança aos usuários e acidentes já aconteceram. “Eu tive que jogar meu veículo para o mato para não bater”, ressaltou. Ele também lembrou que um caminhão caiu na ponte. As marcas do acidente ainda estão no local. Outros produtores rurais também se manifestaram.

Eles desejam que, inicialmente, a estrada seja consertada e que seja aguada regularmente para amenizar a poeira. Eles querem também que seja providenciada a pavimentação da pista. Eles reclamam que os caminhões de coleta de lixo que usam a estrada frequentemente fazem muita poeira e contribuem para danificar a estada.

A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local para mediar a negociação entre os produtores rurais e a prefeitura municipal. O Ten Duarte conversou com os manifestantes e se prontificou a acionar a Prefeitura Municipal para que sejam atendidas as reivindicações. O policial só pediu para que as pessoas não sejam impedidas de passarem pela estrada.

A solicitação dos policiais foi atendida e apenas os caminhões ficaram impedidos de transitarem pelo local. Eles ficaram aguardando um posicionamento da prefeitura.

Atualizada às 11h05 desta terça-feira (20)

"Nota da Prefeitura Municipal de Patos de Minas à Imprensa:

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a estrada de acesso ao Aterro Sanitário está na programação de reparo e manutenção; a ponte encontra-se em bom estado.

Quanto à poeira é normal nesta época do ano em todas as estradas rurais do Município. Os caminhões-pipa estão sendo usados no abastecimento das comunidades sem água; essas localidades são a prioridade.

O Município tem hoje mais de 3 mil quilômetros em vias rurais.

Atualmente as equipes de manutenção de estradas estão trabalhando nas regiões: Pilar, Bom Sucesso e Boassara. Assim que o serviço terminar nessas regiões, as máquinas serão deslocadas para as áreas mais próximas à cidade como essa da estrada onde os moradores reclamaram.

Ressaltamos ainda, que, a reivindicação partiu de moradores de um chacreamento não autorizado pela Administração Municipal e não da comunidade rural."

Autor: Farley Rocha