Os radares foram retirados do Trevo de acesso a Escola Agricola.

Depois de quatro anos de funcionamento, os radares instalados na MGC 354 para controlar o tráfego de veículos no trevo de acesso à Escola Agrícola e reduzir o número de acidentes foram retirados. A medida surpreendeu as pessoas que passam diariamente pelo local e que viam no equipamento uma importante ferramenta para preservar vidas no local.

Com movimentação intensa e estrutura precária, o trevo de acesso a Escola Agrícola foi palco de inúmeros acidentes e de muitas mortes. Até que no final de 2011 o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER MG – decidiu instalar radares no local. O limite de velocidade foi estabelecido em 60km/h e desde então mais nenhum morte foi registrada ali.

A decisão de retirar os quatro radares que estavam instalados na MGC 354 se tornou motivo de preocupação. O diretor do escritório do DER em Patos de Minas, Rogério Campolina, informou que o contrato com a empresa que operava os equipamentos de controle de velocidade venceu e a concessionária decidiu levar os radares para outros locais.

Rogério disse que o caso já foi informado ao DER e ao Governo de Minas para novos equipamentos sejam providenciados para o local. Ele também destacou a necessidade dos equipamentos para evitar acidentes no trevo da Escola Agrícola. O diretor disse que pediu apoio da Polícia Rodoviária Estadual para ampliar a atuação no local até que o problema seja resolvido.

A Polícia Militar Rodoviária deverá utilizar um radar móvel no local para coibir o excesso de velocidade. Os motoristas que trafegam por ali devem ficar mais atentos, já que com a retirada dos radares o risco de acidentes também é maior.

Autor: Maurício Rocha