As casas ficaram tomadas pela fumaça e a fuligem.

O período seco chegou e com ele o problema das queimadas. Nesta quarta-feira (24), moradores enviaram fotos mostrando os diversos transtornos causados pelo fogo. As casas ficaram imundas e teve morador que teve problema para entrar na própria casa. As queimadas são ilegais e o responsável pode acabar na delegacia.

No Bairro Laranjeiras, por exemplo, foram registrados pelo menos três focos de queimadas. No meio delas, os moradores sofreram. Além da sujeira, teve morador que teve que sair de casa devido a tanta fumaça. Outros não conseguiram chegar até a garagem. As roupas no varal ficaram sem quaisquer condições.

Além desses transtornos, as queimadas são bastante prejudiciais ao meio ambiente. Elas poluem o ar e acabam matando pequenos animais e aves. E não para por aí. A fumaça e a fuligem podem agravar doenças, principalmente as alérgicas. E para terminar, a prática é tipificada como crime ambiental e o responsável pode ser punido.

O Corpo de Bombeiros vem constantemente orientando as pessoas sobre os perigos e transtornos que as queimadas provocam e pedem os moradores para não usarem esta prática. As pessoas podem denunciar para o Corpo de Bombeiros mo 193 ou na Polícia Militar 190. Algumas dicas também são repassadas para evitar o início de uma queimada não desejada.

Vejam as dicas do Corpo de Bombeiros:

- Não jogar pontas de cigarro em vegetação;
- Acender fogueira apenas depois de retirar completamente a vegetação ao redor do local.  Após apagá-la, enterrar as sobras de material, como carvão, brasas e cinzas;
- Descartar metal, cacos e garrafas de vidro adequadamente. Estes objetos podem se aquecer com o sol e iniciar uma queimada;
- Manter limpos os lotes vagos;
- Não soltar balões;
- Antes de realizar queimadas, procurar o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio) do qual fazem parte dentre outros, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Autor: Farley Rocha