Desta vez, os profissionais compareceram à cidade de Lagoa Formosa/MG.
O Projeto Mediar da Polícia Civil de Patos de Minas, Núcleo de Mediação de Conflitos, voltou a trabalhar itinerantemente. Desta vez, os profissionais compareceram à cidade de Lagoa Formosa/MG. Esta foi a 2ª vez que o projeto, que vem construindo grandes resultados em Patos de Minas, atende em outra cidade.

Nessa ocasião, os trabalhos foram mais aprofundados, dada a carência da população local deste tipo atendimento voltado para o policiamento comunitário. Foram realizados seis ciclos de mediação, todos com resultado positivo. Dois ciclos foram desenvolvidos com moradores da zona rural de Lagoa Formosa e os outros quatro, com moradores urbanos.

Nos quatro casos, as partes conflitantes ficaram extremamente satisfeitas com as propostas e se comprometeram a cumprir o acordado. Cabe ressaltar, que o núcleo de mediações atuou em conjunto com a Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Lagoa Formosa, pois que em dois casos da região urbana, o motivo do conflito era a perturbação do sossego causada por animais domésticos.

Nos casos em questão, o órgão fiscalizador da Prefeitura Municipal já havia investido em várias tentativas de sanar a problemática, contudo, não obtivera êxito, o que só foi alcançado com a presença da equipe multidisciplinar do núcleo de mediações de Patos de Minas.

No total, a equipe atendeu 21 pessoas, com a presença dos Exmos. Srs. Drs. Bruno do Carmo Garcia - Delegado de Polícia Gestor do Núcleo de Mediação de Patos de Minas/MG e Érico Henrique Resende Rodovalho - Delegado de Polícia do Município de Lagoa Formosa, dos Mediadores de Conflitos Lidiane Cristina Carrilho de Castro e Rodrigo Gonçalves de Almeida, bem como do Investigador de Polícia Nergiton Geraldo Candesousa.

Os ciclos ocorreram na nova sede da Polícia Civil de Lagoa Formosa, local amplo, que foi previamente equipado com todo o aparato que os ciclos requerem, tais como a mesa redonda, de modo a deixar com que as partes mediadas sentissem a neutralidade de nivelamento da proposta, aplicando a metodologia usual da mediação de conflitos.

Há de se destacar também a presença da imprensa local, bem como da imprensa da cidade de Patos de Minas/MG. Por fim, é importante citar que outros casos foram trazidos à apreciação do núcleo, o que demandará a realização de novas visitas itinerantes a Lagoa Formosa, auxiliando sobremaneira nos trabalhos de polícia comunitária naquela cidade.

Fonte: Projeto Mediar da Polícia Civil