Thiago Santos - Coordenador do curso de engenharia ambiental.

Com a cidade soltando ladrões pelo ladrão, ninguém se salva e as vítimas usam todas as armas para tentar reaver os bens mais preciosos levados pelos criminosos. O coordenador do curso de engenharia ambiental do Centro Universitário de Patos de Minas, Thiago Santos, usou as redes sociais para desabafar e para tentar recuperar o resultado de dois anos de pesquisas que foram levados por ladrões que invadiram a residência de sua família no último domingo. Eles reviraram toda a casa e foram embora levando diversos bens e os dados do estudo que deverão ser apresentados daqui a três semanas.

Thiago passou os últimos dois anos trabalhando em uma pesquisa sobre meio ambiente. O trabalho com fotos, planilhas e informações, que poderiam inclusive contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, estavam armazenados em um computador que foi levado pelos ladrões. O educador fez cópias em três pen drives que também foram levados pelos marginais.

Além disso, os ladrões reviraram a casa e foram embora levando Computadores, GPS, máquinas fotográficas, celulares e outros objetos. “Arquivos de computadores que nunca mais recuperaremos, fotos e vídeos do nascimento do nosso filho Pedro, registros de viagens e amigos que já faleceram, fotos de momentos que nunca voltarão. Além de projetos, textos de estudo, materiais de aulas e palestras, arquivos desde a época de graduação e dos 6 anos e meio de formado se perderam”, lamentou Thiago.

Em sua página pessoal no facebook, Thiago fez um desabafo. “Neste sentimento esquisito que me aperta o peito eu fico pensando o porquê acontece isto? Por que existem pessoas assim, que sentem a liberdade de tirar a liberdade de alguém, invadindo um lar, bagunçando tudo, furtando objetos que não são seus, que foram conquistados com trabalho digno, com suor e dedicação”, indignou-se.

O mais importante para Thiago neste momento são os dados da pesquisa da tese de mestrado que deverá ser apresentada dentro de três semanas. Ele pede as autoridades e a população em geral para que ajude a encontrar o material levado pelos ladrões. Quem tiver alguma informação deve acionar a Polícia Militar ou Polícia Civil através do 181.


Foto ilustrativa dos computadores que foram furtados.

Autor: Maurício Rocha