A novela em que se transformou a construção do Campus da UFU em Patos de Minas terá mais um capítulo. Depois de tudo pronto e aprovado, publicado no Diário Oficial da União, verba liberada e empreiteira a postos para fazer o serviço, o Procurador da Advocacia Geral da União (AGU) recomendou a realização de uma nova licitação para que o serviço seja concluído.

A construção do Campus da UFU em Patos de Minas vem sendo alvo de polêmica desde 2012, quando as obras foram paralisadas por determinação da Justiça, que anulou a doação do terreno na região dos 30 Paus. Um novo processo de doação foi realizado, o mesmo terreno foi vencedor, o Conselho Universitário aprovou e as obras deveriam ser iniciadas ainda este mês.

Com a recomendação da AGU, uma nova licitação terá que ser feita para a construção do primeiro prédio do Campus. O processo deverá levar pelo menos mais 90 dias. Se houver algum recurso, no entanto, a demora poderá ser ainda maior. Funcionários e alunos da UFU lamentaram a notícia.

O Governo Federal vai investir cerca de R$ 15 milhões na obra. O projeto prevê a construção de um prédio de quatro andares, sendo 1.265 metros quadrados no térreo, Pilotis 513 metros quadrados, segundo pavimento com R$ 1.552 metros quadrados, terceiro pavimento com 762 metros quadrados e quarto pavimento com 762 metros quadrados.

A obra prevê também a construção dos acessos dentro do Campus. A avenida que vai dar acesso ao campus será construída pelos empresários que fizeram a doação do terreno para a Universidade Federal de Uberlândia. Todas as obras no local estão paradas e só deverão ser retomadas após a licitação. Pelo menos por enquanto, o canteiro de obras está totalmente tomado pelo mato.

Autor: Maurício Rocha