A lanchonete está quase pronta para receber os clientes.
O McDonalds está prestes a começar seu funcionamento na cidade, no entanto a descaracterização do passeio da principal Rua de Patos de Minas gerou uma polêmica. A construtora colocou concreto no lugar da antiga calçada construída com pedra portuguesa há mais de 20 anos. Os empreendedores podem ter que reconstruir o passeio como estava no original.
De acordo com informações, o Mcdonalds de Patos de Minas deve ser inaugurado na próxima terça-feira. Presente no mundo inteiro, a enorme lanchonete com o sistema drive-thru, está quase pronta e é aguardada com expectativa por parte da população. Funcionários trabalham a todo vapor para deixá-la em condições de funcionamento. A construção está recebendo os últimos retoques.

A obra, no entanto, gerou uma polêmica nesta quinta-feira (13). O empreendimento transformou a calçada de pedra portuguesa, construída com dinheiro público e por uma artista plástica há mais de 20 anos, em concreto. O chefe do patrimônio histórico informou que os responsáveis podem ter que reconstruir o passeio que estava inventariado para ser tombado pelo patrimônio histórico.

A denúncia da descaracterização do passeio da Rua Major Gote, próximo ao cruzamento da avenida Paranaíba, foi feita pelo vereador Sílvio Gomes de Deus, durante a última reunião ordinária da Câmara Municipal em 2012. Existentes em toda a calçada, os desenhos de espiga de milho, símbolo da cidade que é conhecida como a Capital Nacional do Milho, foram interrompidos em frente à lanchonete.

Os desenhos chamam a atenção de quem anda pela via. Além dos pés de milho, homens com balaios estão projetados nas calçadas dos dois lados da rua. A criação foi feita em mosaicos de pedras portuguesas, exaltando a história e a cultura da cidade pela artista plástica Arminda Alves Gomes de Carvalho.

Os passeios possuem para a cidade um grande valor histórico. Eles foram construídos há vários e, é importante ressaltar que precisam também ser restaurados. Em vários lugares, as pedras já se soltaram e ficaram buracos no piso. Muitos já reclamaram do problema, principalmente as mulheres que usam saltos.

Segundo o responsável pelo patrimônio histórico, a descaracterização será levada para o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico para que seja emitido um parecer sobre o fato. Ele acredita que a modificação pode ter sida feita sem conhecimento de que a calçada estava sendo protegida pelo poder público.

O conselho é que vai decidir se os empreendedores devem refazer o passeio ou tomar outra medida. O vereador Sílvio Gomes lamentou o episódio e pediu para que seja tomada a providência necessária por parte da prefeitura municipal para que o passeio volte a ter as características originais.

Autor: Farley Rocha