Segundo o presidente da Copasa, a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Coração Eucarístico está em fase de conclusão.
A diretoria da Copasa se reuniu em Patos de Minas nessa quarta-feira (27) para traçar estratégias de investimentos e melhorias para os próximos anos no Estado. O presidente da Companhia, Ricardo Simões, também se reuniu com o prefeito Pedro Lucas, mas disse que foi apenas uma visita de cortesia e que a promessa de isenção da Taxa de Esgoto para a população não foi tratada.

Ricardo Simões destacou que a Copasa está concluindo os investimentos no sistema de abastecimento de água e que a construção do sistema de captação e tratamento de esgoto está em fase adiantada. Segundo ele, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais investiu R$ 65 milhões de reais nas obras realizadas até agora na cidade e que outros R$ 28 milhões ainda serão investidos nos próximos meses.

Segundo o presidente da Copasa, a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Coração Eucarístico está em fase de conclusão. Ricardo Simões disse que ela deverá começar a funcionar nos próximos meses em fase de testes. A ETE, segundo ele, tem capacidade para tratar 80% de todo o esgoto produzido em Patos de Minas, o que deverá ocorrer já a partir do ano de 2014.

Questionado sobre a despoluição do Rio Paranaíba, o presidente da Copasa disse que ela vai acontecer, mas destacou que esse resultado é mais demorado. Segundo Ricardo Simões, depois que a Estação de Tratamento de Esgoto começar a funcionar a todo vapor, ainda serão necessários mais três anos para que a água do rio volte a ser limpa como era antes.

Com relação aos investimentos que estão sendo feitos na região, Ricardo Simões disse que eles serão suficientes para atender a demanda pelos próximos 25 anos. Nesse período, os moradores das cidades atendidas pela Copasa não deverão ter problemas como a falta d’água como ainda acontece em alguns municípios.

Para finalizar, Ricardo Simões falou do encontro que teve com o prefeito Pedro Lucas. Ele disse que foi apenas uma visita de cortesia que nenhum assunto sobre isenção de Taxa de Esgoto foi tratado.

Autor: Maurício Rocha