Profissionais trabalham da construção do alambrado da Unidade de Pronto Atendimento.
A Prefeitura Municipal de Patos de Minas corre contra o tempo para por a UPA Porte III em funcionamento até a próxima segunda-feira (30), sob pena de ter que devolver os R$ 3,5 milhões que o Governo Federal investiu na obra. O Ministério da Saúde não prorrogou a data para o início do funcionamento, obrigando o município a cumprir o último acordo feito com o órgão com previsão de abertura da Unidade até o dia 30 de junho de 2014.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA Porte III – do bairro Jardim Peluzzo está pronta e equipada desde dezembro de 2012. A atual administração municipal alega, no entanto, que a unidade não tem condições de funcionar e vem protelando o início das atividades desde então. Inúmeros problemas foram apontados, como, por exemplo, a falta de muro e dificuldade para contratar profissionais.

O prazo para o início do funcionamento da UPA Porte III foi prorrogado diversas vezes pelo Ministério Saúde. A última data estabelecida, no entanto, 30 de junho, não será adiada. O órgão decidiu manter o início do funcionamento para a próxima segunda-feira e obrigou a Prefeitura a correr contra o tempo. Os equipamentos que estavam encaixotados desde 2012, que não tinham, sequer, sido testados, estão sendo preparados para receber os pacientes.

Como havia a expectativa de uma nova prorrogação de prazo, a UPA vai começar a funcionar com apenas parte da capacidade. Não há impressora para o aparelho de Raio X, por exemplo, o que faz com que o setor de ortopedia só comece a atender pacientes daqui a 20 dias. A rouparia da Unidade de Pronto Atendimento, segundo a Prefeitura, está prevista para chegar no dia 10 de julho e a direção da UPA teve que recorrer ao Hospital Regional para emprestar as peças que serão usadas até lá.

Além disso, a Prefeitura ainda vai abrir licitação para a aquisição de equipamentos de ar condicionado, placas de sinalização e indicação, além de outros equipamentos, como monitores cardíacos. Depois de um ano e meio de espera, quem esperava ver a UPA iniciar o funcionamento com plena capacidade vai ter que se contentar apenas com os serviços de pediatria e clínica médica.

A boa notícia é que a Unidade de Pronto Atendimento poderá contar com a experiência e capacidade do médico Domingos Sávio Gomes. O pediatra assumiu o cargo de diretor clínico da UPA Porte III de forma provisória para por a Unidade em funcionamento. Ele deverá permanecer no cargo por 30 dias.

O diretor clínico confirmou que a UPA Porte III estará aberta para receber os pacientes com dois clínicos e um pediatra a partir das 7h da manhã da próxima segunda-feira (30). A partir daí, a unidade passará a funcionar 24 horas por dia atendendo pacientes de Patos de Minas e da região. A recomendação da direção da UPA é para que as pessoas que moram na parte alta da cidade continuem procurando a UPA da avenida Marabá.

Autor: Maurício Rocha