Boa parte da obra já foi concluída.
Moradores e ambientalistas que passam pela nova duplicação da avenida Tomaz de Aquino são surpreendidos com uma mudança no projeto original. Ao invés da instalação dos jardins no canteiro central, como estava previsto, a Prefeitura decidiu pavimentar o espaço com bloquetes de concreto. O CODEMA vai analisar o caso.

Funcionários da prefeitura trabalham há dias na pavimentação do espaço inicial destinado ao canteiro central. Boa parte da obra já foi concluída, mas a mudança no projeto ainda pode dar muito o que falar. A instalação de bloquetes de concreto, segundo os ambientalistas, traz prejuízos ao meio ambiente.

O próprio Código de Posturas do Município estabelece um limite máximo para a impermeabilização do solo, que deve ser seguido em todas as construções erguidas no município. A regra vale também para as obras públicas. Isso ocorre, principalmente, para facilitar o escoamento da água das chuvas.

A construção de jardins nos canteiros centrais das avenidas também contribui para deixar o ambiente mais agradável. Além disso, o custo do plantio de mudas é muito inferior ao da pavimentação com bloquetes.

A mudança no projeto original foi encaminhada para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA. De acordo com Ivanildo Alves Zica, o caso será analisado na próxima reunião do órgão, marcada para a semana que vem.

A redação do Patos Hoje também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura que disse que o convênio permite que a Prefeitura Municipal decida qual a melhor opção.

Autor: Maurício Rocha