O Centro de Zoonoses realizou várias campanhas de vacinação de cães e gatos.

A Prefeitura divulgou nesta quinta-feira (14) as ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Patos de Minas. A unidade que é responsável em prevenir e controlar as doenças como raiva e calazar e de desenvolver sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica, foi elogiada pelo trabalho desenvolvido.

De acordo com a Prefeitura, em 2015, o CCZ desenvolveu trabalhos nas escolas municipais orientando os alunos sobre os cuidados e riscos da Leishmaniose – doença causada por picadas do mosquito-palha phlebotomina, vetor que transmite o parasita leishmania. Os mosquitos se alimentam de sangue de animais e de humanos para desenvolver seus ovos. Se o sangue contendo parasitas leishmania for sugado de um animal ou de um humano, a próxima pessoa que for picada também será infectada e desenvolverá a leishmaniose.

A Prefeitura também informou que o Centro de Zoonoses realizou várias campanhas de vacinação de cães e gatos e a secretaria de Estado de Saúde colocou milhares de vacinas à disposição da população em postos de saúde de todo o município.

A coordenação do CCZ explicou que o órgão realiza cirurgias de esterilização (castração), ovariohisterectomia nas fêmeas (retirada de útero e ovários) e orquiectomia nos machos (retirada dos testículos), as quais são as melhores formas de se evitar que nossa cidade tenha cada vez mais animais abandonados nas ruas, sejam eles filhotes ou adultos, machos ou fêmeas, cães ou gatos.

O Centro ainda conta com os serviços de: controle da raiva e de outras zoonoses, controle de roedores, animais peçonhentos e sinantrópicos, laboratório de controle de zoonoses (Funed), entomologia, controle de vetores, apoio operacional, promoção da saúde humana e educação sobre guarda responsável e zoonoses.

A unidade informou que está efetuando um fechamento de dados e nos próximos dias divulgará o balanço das ações realizadas no decorrer de 2015.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.