A montanha de lixo pegou fogo mais uma vez.

Em plena comemoração da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas foi multada em R$ 2.501,00 pela Polícia Militar de Meio Ambiente por manter um depósito de lixo na avenida Padre Almir sem ter autorização ambiental. Hoje pela manhã os moradores voltaram a acionar a Polícia Militar para registrar o descaso do poder público com a situação.

Durante a visita na manhã de quarta-feira (04), os policiais militares de meio ambiente constataram que o terreno da Prefeitura está sendo utilizado para depositar todo tipo de lixo e materiais inservíveis, causando poluição ao meio ambiente. O secretário de infraestrutura, Nelson Nogueira, acompanhou a fiscalização dos policiais e informou que os materiais são jogados por moradores e que a Prefeitura faz a retirada a cada duas semanas.

Por causa dos danos causados ao meio ambiente, a Polícia Militar lavrou uma multa no valor de R$ 2.501,00 para a Prefeitura. A ocorrência registrada pelos militares de meio ambiente, que detalha os problemas existentes no local, será encaminhada para o Ministério Público para as demais providências.

E na manhã desta quinta-feira (05) os moradores voltaram a acionar a Polícia Militar. Os catadores de materiais recicláveis que frequentam o local voltaram a atear fogo à montanha de lixo, aumentando os transtornos para quem mora nas imediações. Aliás, a fumaça e fuligem são os principais incômodos do lixão.

Os moradores aproveitaram para cobrar mais cuidado da empreiteira que executa as obras de construção do novo Fórum. As ruas próximas estão ficando tomadas de entulho. O encarregado da obra prometeu aos policiais que vai fazer a limpeza do asfalto e aumentar os cuidados no transporte de materiais.

A ocorrência registrada pelos policiais militares também será encaminhada ao Ministério Público para que o órgão obrigue a Prefeitura a resolver o problema.

Autor: Maurício Rocha