A estrutura está montada às margens da BR 365, a cerca de 40 quilômetros da cidade.
O dia de Nossa Senhora da Abadia é 15 de agosto, mas muitos devotos da Santa na região já começaram a pegar a estrada em direção à Romaria, onde está localizado o santuário da Padroeira. Como é de costume, muita gente faz o percurso à pé, numa caminhada que pode levar até três dias. O cansaço é aliviado em pontos de apoio montados ao longo do caminho.

O Ponto de Apoio aos Romeiros da Prefeitura de Patos de Minas já está recebendo os fieis. A estrutura está montada às margens da BR 365, a cerca de 40 quilômetros da cidade, bem próxima à divisa com o município de Guimarânia. A estrutura é para aliviar a dor e o cansaço daqueles que deixam seus lares para pagarem promessa.

Cama, banho quente e escalda pés estão entre as especialidades do ponto de apoio, que conta com uma equipe de profissionais e voluntários para cuidar dos romeiros. Uma enfermeira fica por conta de cuidar das bolhas nos pés dos devotos. Na cozinha muita fartura. Os alimentos doados por devotos ajudam a matar a fome dos romeiros.

Segundo os organizadores, mais de 300 romeiros já passaram pelo Ponto de Apoio. Com a proximidade da Festa em Louvor a Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Romaria, esse número deve ser ainda maior nos próximos dias. Quem quiser fazer doação de alimentos deve se dirigir até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no balão do Cristavo.

E um alerta para os romeiros. Fazer uma viagem tão longa à pé exige cuidados que vão além da fé. O movimento cada vez maior na BR 365 deixa a viagem arriscada. A recomendação da Polícia Rodoviária Federal é para que as pessoas caminhem em fila indiana e em sentido contrário ao dos veículos. Durante à noite, é importante usar faixas refletivas e lanternas. Os motoristas também devem ter mais atenção ao trafegarem no trecho entre Patos de Minas-Romaria e Patos de Minas-Andrequicé.

Autor: Maurício Rocha