O trânsito de Patos de Minas tem sido motivo de muita reclamação. Falta de estacionamento, lentidão e até alguns congestionamentos irritam os condutores de veículos. Mas os próprios motoristas contribuem para o caos no trânsito. Eles dirigem falando ao telefone, estacionam em local proibido, param em fila dupla e avançam paradas obrigatórias.
A mostra do desrespeito está nos números da Polícia Militar. Só no ano passado foram registradas 6107 notificações por infrações de trânsito. Dirigir falando ao telefone lidera as estatísticas com 1040 notificações, em seguida aparecem os estacionamentos em local proibido com 638 notificações. Tem ainda o desrespeito a faixa de pedestres (481 notificações), avanço de sinal vermelho (454 notificações), avanço de parada obrigatória (382 notificações) e estacionar em local proibido (402 notificações).
Tanto desrespeito só poderia terminar em acidentes. De acordo com o tenente Diomásio, assessor de comunicação social do 15º BPM, a maioria dos acidentes é provocada por imprudência dos motoristas ou desrespeito às regras de trânsito. Os avanços de sinal vermelho e de parada obrigatória estão entre as principais causas de acidentes.
O desrespeito às regras de trânsito pode trazer consequências mais graves para os motoristas, que vão além da multa e dos prejuízos com os acidentes. Segundo o delegado regional, Elber Barra Cordeiro, a cada multa o motorista acumula pontos na carteira de habilitação. Quem alcança 20 pontos no período de um ano tem o direito de dirigir suspenso e é obrigado a voltar para a sala de aula. Em Patos de Minas, cerca de 400 pessoas estão nestas condições.
As autoridades de trânsito alertam que o respeito às regras de circulação é o primeiro passo para a promoção de um trânsito mais seguro, com menos acidentes e menos mortes.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]