Os visitadores sanitários percorreram as ruas e entraram nas casas, aplicando o inseticida.
O avanço da incidência de Dengue em Patos de Minas tem sido motivo de preocupação para autoridades de saúde. Até esta segunda-feira (25), mais de 400 casos já tinham sido notificados. Isso sem contar os registros do final de semana realizados pelos médicos da UPA. Visitadores de Saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue trabalham no combate ao mosquito transmissor da doença, mas a população precisa fazer sua parte.

Somente até esta segunda-feira (25), a divisão de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas já havia notificado 404 casos de dengue. Os dados registrados pelo órgão mostram que 80% dos casos notificados estão sendo confirmados, o que significa que mais de 300 pessoas já contraíram dengue na cidade.

O Levantamento realizado pelo Programa Municipal de Combate à Dengue no início do mês já mostrava uma tendência de crescimento no número de casos da doença. Em alguns bairros, o estudo mostrou um índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti superior a 5%, o que é considerado uma epidemia.

Visitadores Sanitários do Programa Municipal de Combate à Dengue estão realizando mutirões de limpeza e aplicando inseticidas com bombas costais. Este trabalho é realizado nas áreas onde há registros de casos de dengue. O maior índice de infestação do mosquito, no entanto, segundo estudo do Programa, está dentro das casas. Bebedouros de animais e vasos de plantas são os principais criadouros do mosquito.

Só quem já teve Dengue para falar sobre os males que a doença causa. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Não há quem resista a forma mais aguda da doença e o sofrimento é grande durante os dias de permanência do vírus no organismo. Por isso, é importante que a população participe, eliminando os criadouros do mosquito transmissor.

Autor: Maurício Rocha