Estação de captação de água da Copasa do Rio Paranaíba em Patos de Minas.
Enquanto as cidades de Rio Paranaíba e Lagoa Formosa enfrentam dificuldades para garantir o abastecimento de água para a população, em Patos de Minas os moradores não parecem preocupados. No período mais seco do ano, o consumo na cidade permanece lá em cima. A direção da Copasa garantiu, no entanto, que a cidade não terá problemas com abastecimento de água.

De acordo com o gerente da Copasa em Patos de Minas, Jairo José Carneiro, os problemas de abastecimento verificados no início da semana na parte alta da cidade não deverão voltar a acontecer. Segundo ele, a interrupção no abastecimento foi provocada por uma falha técnica no sistema que já foi corrigida e que não voltará a ocorrer.

Jairo destacou, no entanto, que a população patense não se mostrou comovida com a estiagem prolongada que afeta diversas cidades do país. Segundo ele, o consumo de água na cidade permanece na média de 30 milhões de litros por dia, a mesma verificada em outros períodos do ano.

Segundo o diretor da Copasa, o Rio Paranaíba, apesar de estar 14 centímetros mais baixo do nível registrado no mesmo período do ano passado, ainda consegue fornecer água para a Estação de Tratamento com certa tranquilidade. A Companhia de Saneamento, no entanto, está vigilante.

Um sistema informatizado faz um monitoramento em tempo real do consumo de água na cidade e mostra que as obras realizadas nos últimos anos conseguem garantir o abastecimento.

Autor: Maurício Rocha