Gerson Sebastião de Souza, coordenador regional.

A internet e a telefonia celular já não são mais itens considerados apenas para conforto ou comodidade. Pela lei12.965, de 23 de abril de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, este tipo de serviço foi normatizado como essencial para o exercício da cidadania. Em Patos de Minas, a empresa Algar Telecom, antiga CTBC, com maior abrangência na cidade e região, anunciou que vai fazer investimentos para solucionar as inúmeras reclamações dos consumidores.

O Patos Hoje já recebeu diversas reclamações sobre os dois serviços. Em alguns bairros, como no Bairro Barreiro, Cerrado e parte do Copacabana falar ao celular não é tarefa tão fácil. Em muitos casos é preciso ligar mais de uma vez. Com relação à internet, o problema não fica atrás. Em alguns locais, a fixa é bem restrita e a qualidade já foi alvo de ação judicial. Quanto à móvel, o problema se equipara com a telefonia celular.

Consciente dos problemas, a Algar Telecom deve fazer investimentos. O coordenador regional da Algar Telecom, Gerson Sebastião de Souza, visitou a redação do Patos Hoje nesta quarta-feira (29) e anunciou as medidas que a empresa vai executar para resolver os problemas de internet móvel e telefonia celular. Ele disse que vai trocar todos os equipamentos e instalar uma nova torre na cidade.

Gerson informou que atualmente a Algar Telecom utiliza equipamentos e tecnologia de uma empresa chinesa. No final de junho e início de julho, todos os equipamentos serão substituídos por equipamentos da Nokia que é uma empresa Finlandesa e possui tecnologia mais moderna. Ele explicou que com os novos transmissores a capacidade da operadora vai ser 50% maior do que a existente hoje.

A instalação da nova torre, completando 13 no total em Patos de Minas, também vai ajudar a melhor o sinal de celular e internet móvel. O coordenador contou que não possui autorização para informar o valor total dos investimentos, mas adiantou que gira em torno de “alguns milhões de reais”. Atualmente, a Algar Telecom conta com 90 mil linhas de celulares e mais 40 mil clientes de internet no município. A expectativa é de que os problemas no sinal sejam realmente resolvidos, já que os dois serviços são essenciais e se tornou praticamente impossível trabalhar ou viver sem eles.

Autor: Farley Rocha