A apresentação aconteceu na noite dessa sexta-feira (27) na Praça Irmão Sol, em frente a Igreja dos Capuchinhos.
Quando decidiu deixar Belo Horizonte e percorrer o Estado levando a música erudita para o interior, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais escolheu Patos de Minas como um dos primeiros destinos da turnê. A apresentação na Praça do Fórum em 2008 foi sucesso absoluto e quatro anos depois, o espetáculo voltou a cidade. A apresentação aconteceu na noite dessa sexta-feira (27) na Praça Irmão Sol, em frente a Igreja dos Capuchinhos e reuniu uma multidão.

O espetáculo de aproximadamente uma hora reuniu parte da obra de Amaral Vieira com Entrada Festival, uma das mais conhecidas valsas de Johann Strauss Jr (O Morcego), além de peças de Rimsky-Korsakov. O público também mergulhou nos contos de fada noruegueses com Edvarg Grieg e pode reconhecer uma trilha sonora de filmes e comerciais de John Willians.

O espetáculo também foi didático. Durante a apresentação, o premiado regente Marcos Arakaki, apresentou cada grupo de instrumentos e a função de cada um dentro da orquestra para os presentes. Simpático, o maestro interagiu com o público e arrancou aplausos. Antes de apresentar a última peça, o maestro brincou que só voltaria para um bizz se o público dedicasse pelo menos 15 minutos de aplausos.

Nem precisava pedir a participação do público. De pé, a multidão que tomava conta da Praça Irmão Sol conseguiu convencer os músicos da Orquestra Sinfônica a apresentarem mais uma canção. Ao final, jovens, adultos e até mesmo as crianças comemoraram a oportunidade de poder assistir a apresentação de uma Orquestra Sinfônica.

A visita a Patos de Minas desta vez foi patrocinada pelo Grupo Algar e teve a parceria da Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha