Os motoristas trafegam no pouco que ainda resta do acostamento e ainda assim os acidentes são constantes.

Contagem regressiva para o fim do sofrimento dos motoristas e passageiros que trafegam pela BR 365. As obras de conservação do trecho de cerca de 130 quilômetros entre Patos de Minas e o entroncamento com a BR 040 começam na próxima semana. O DNIT vai investir cerca de R$ 9 milhões para recuperar a pavimentação.

O contrato com a empresa responsável pela conservação da BR 365 venceu em abril. Como a pavimentação já não era das melhores, as primeiras chuvas foram suficientes para deixar a rodovia em situação precária. Os buracos estão por toda parte e obrigam os motoristas a fazerem malabarismos durante a viagem.

Comboios trafegando em zigue-zague é cena comum nesse trecho da BR 365. Eles trafegam pela contramão, no pouco que ainda resta do acostamento e ainda assim os acidentes são constantes. É só imprimir um pouco mais de velocidade e cair em uma das armadilhas em que se transformaram os inúmeros buracos existentes na rodovia.

O DNIT disponibilizou recursos para retomar o trabalho de conservação da rodovia e a empresa vencedora da licitação é a Pavisan, da cidade de Montes Claros. A ordem de serviço já foi dada e a expectativa é de que o trabalho seja iniciado na próxima semana. Uma reunião com a direção da superintendência do DNIT em Patos de Minas está marcada para a próxima segunda-feira (16).

Durante o encontro, o setor de engenharia do DNIT vai apresentar o plano de trabalho a ser desenvolvido para tapar os buracos. Nos trechos mais críticos a pavimentação deverá ser recomposta. O órgão vai cobrar também que a operação tapa-buracos seja feita dentro de um padrão de qualidade para que o asfalto não volte a se abrir.

Autor: Maurício Rocha