Todo o lixo é retirado e depositado em sacos. Usando um barco, outra equipe tenta retirar a sujeira do fundo da lagoa.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura montou uma força tarefa para tentar devolver a beleza original da Orla da Lagoa Grande. Como adiantou o Patos Hoje, o principal cartão postal de Patos de Minas sofre com a falta de cuidados. O lixo está por toda a parte, principalmente no leito da represa. Mas a maior preocupação é com o assoreamento que cresce a cada dia.

Lixo de todo o tipo pode ser encontrado dentro da Lagoa grande. As latas de cerveja e garrafas plásticas se multiplicam. Pneus velhos já começam a aparecer pra fora da água. Mais do que a sujeira, a Lagoa revela também atos de vandalismo. Uma das lixeiras e até um banco foram jogados dentro d’água.

Para tentar amenizar o problema, a Secretaria de Infraestrutura montou uma força tarefa com 15 pessoas para fazer a limpeza da Orla da Lagoa Grande. Uma equipe faz a limpeza por terra. Todo o lixo é retirado e depositado em sacos. Usando um barco, outra equipe tenta retirar a sujeira do fundo da lagoa.

O problema mais grave, no entanto, é com o assoreamento da Lagoa Grande. O barro já toma conta de uma área grande e preocupa. Há alguns dias apenas uma pequena faixa estava no seco. Hoje, a área tomada pelo barro é muito maior. É a demonstração de que o assoreamento avança pela lagoa.

No lugar em que o barro ainda não aparece, o problema também existe. Peixes pequenos já estão nadando com a barriga arrastando no barro. A solução deste problema vai depender de um serviço maior.

Autor: Maurício Rocha