O muro está praticamente pronto, faltando apenas o reboco.
A polêmica em torno da UPA Porte III continua sem uma definição e a população deve continuar sem atendimento. A última data estabelecida pelo governo federal foi 30 de junho, mas nem tudo ficou pronto para o funcionamento e uma nova data deve ser agendada. O cercamento da unidade está em fase final e deve ser concluída a tempo.

Funcionários da empreiteira contratada estão trabalhando no local. O muro está praticamente pronto, faltando apenas o reboco. Segundo eles, foram gastos cerca de 20 dias de trabalho e com mais dez conseguem construir o alambrado que cercará a frente da UPA. No entanto, eles ressaltaram que falta a terraplanagem em torno do muro, a qual será feita pela Prefeitura.

Além disso, segundo moradores vizinhos que não veem a hora de a unidade começar a funcionar faltam ainda a compra de alguns móveis e ar condicionado, contratação de alguns profissionais e também a identificação visual da unidade. O manual da UPA estabelece um rigoroso padrão para que ela seja credenciada junto ao Governo Federal.

A unidade já era para estar funcionando desde o ano passado, mas vários empecilhos foram apontados e ela acabou ficando parada. Um pedido de adiamento foi feito ao Ministério da Saúde que consentiu adiar para 31 de março de 2014. Nesta época, o Secretário de Saúde, Dirceu Deoclaciano Pacheco, afirmou que o prazo não seria necessário e que ela funcionaria ainda em 2013. Leia mais!

O prazo passou e um novo pedido de adiamento teve que ser feito ao Ministério da Saúde, o que foi deferido para 30 de junho. O prazo, no entanto, não deve ser cumprido mais uma vez. A expectativa é grande para o funcionamento da unidade. Dentistas e outros profissionais, já contratados para trabalhar na unidade, visitaram a unidade nesta quarta-feira (18) para conhecer a estrutura do futuro local de trabalho.

A UPA Porte III vai oferecer de 13 a 20 leitos de observação, sala de classificação de risco, salas de exames, sala de urgência, entre outras. Ela tem capacidade de atender até 300 pacientes por dia e contará com no mínimo 6 médicos, dentre pediatras e clínico geral. Ela deve beneficiar toda a região de Patos de Minas, beneficiando 400 mil pessoas de 21 municípios. Leia mais!

Entramos em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas que infomrou que, " de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde a semana passada, a pasta está em contato permanente com o analista técnico de Urgências do Ministério Público de Saúde do Distrito Federal, Crístian Prata Lima, que admite a possibilidade de prorrogar a data de funcionamento da UPA Porte III, em razão de alguns processos licitatórios em andamento, tais como: -Edital de convocação de empresas para contratação de serviços médicos, por exemplo, foi publicado ontem; 23/6 é a data para receber as propostas das empresas interessadas; -No dia 25 deste mês será feita a licitação para compra do material elétrico para a rede de energia; -A previsão de entrega da rouparia hospitalar é até 10 de julho; -Nessa mesma data, haverá a abertura da licitação para aquisição de ar condicionado, placas de sinalização e indicação, além de impressora de Raio X; -Equipamentos como monitores cardíacos estão também em processo de licitação, além de outros itens."

Autor: Farley Rocha