Flores de todas a espécies e cores foram comercializadas na porta do cemitério

Para muita gente, Finados é também dia de faturar. A maioria das pessoas ganha o dinheiro honestamente, trabalhando. Mas tem gente que se aproveita da situação. Houve denúncias de furtos dentro do cemitério. Os vasos de flores eram os principais alvos. Alguns foram furtados dos túmulos para serem revendidos do lado de fora.

Até onde vai a desonestidade do povo brasileiro. No dia dedicado à celebração dos mortos, tinha gente furtando vasos de flores dos túmulos dos desconhecidos para levar para o túmulo do parente. Ninguém foi flagrado cometendo o furto, mas quem teve os vasos de flores levados reclamou muito.

Por outro lado, muita gente aproveitou o dia de finados para lucrar. Estantes para a comercialização de flores estavam por toda a parte. Muitas delas foram confeccionadas de forma artesanal pelas próprias vendedoras. Vendedores de velas e de comidas e bebidas também estavam presentes.

O Dia de Finados foi também de trabalho para as educadoras sanitárias do Programa Municipal de Combate a Dengue. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, elas furaram os vasos de flores e orientaram as pessoas para importância do combate à doença. O Cemitério, se não for cuidado, pode se transformar em um grande criadouro do aeds aegypti.

Autor: Maurício Rocha