O caminhoneiro será levado para o Presídio Sebastião Satiro.

O motorista do caminhão que bateu em dois veículos na BR 354 deixando duas pessoas mortas vai responder por homicídio e também por embriaguez ao volante. Ele confessou que havia ingerido pinga e cerveja antes de tomar a direção. Ele deve responder pelos crimes preso no Presídio Sebastião Satiro.

De acordo com o Delegado Luís Mauro Sampaio, o caminhoneiro, Elvis Ferreira Carvalho, 33 anos, disse que seguia pela rodovia quando caiu na vala existente na lateral da pista. Para voltar o caminhão para a rodovia, ele golpeou o volante, o que pode ter levado o veículo de encontro ao Citroen e ao Fiat/Palio que seguia em direção contrária.

O motorista disse para a autoridade policial que havia ingerido uma dose de pinga “Velho Barreiro” e uma lata de cerveja minutos antes de tomar a direção. O motorista ainda teria dito que estava a 80km/h no momento da batida e que transportava 13 toneladas de tomates para a cidade de Osasco/SP.

Segundo o delegado, o motorista que nunca foi preso ou processado informou que a carga se mexia no interior do baú e isso pode ter contribuído com a perda do controle de direção. O policial disse que Elvis, inicialmente, deve responder por embriaguez ao volante e homicídio culposo, aquele que autor não tem a intenção de matar.

No entanto, Luís Mauro ressaltou que esse foi o entendimento inicial e não descartou uma providência mais severa. Ele informou que o delegado de trânsito, que será o responsável pelo inquérito, pode mudar para homicídio doloso que é aquele com a intenção de matar, já que, ao fazer uso de bebida e pegar a direção, ele pode ter assumido o risco do acidente.

O caminhoneiro deve responder pelos crimes preso no Presídio Sebastião Satiro, uma vez que as penas dos delitos ultrapassam o limite previsto para que a autoridade policial possa arbitrar a fiança. O delegado alertou as pessoas a não fazerem uso de bebida antes de tomar a direção, principalmente os profissionais, como é o caso.

Autor: Farley Rocha