Os moradores conseguem acompanhar as imagens pelo celular.

Os moradores do Bairro Residencial Monjolo mostraram que estão unidos contra a onda de furtos que vem tirando o sono da população de Patos de Minas. Cerca de 50 moradores dividiram as despesas e instalaram câmeras do Olho Vivo no Bairro. O sistema é monitorado pelo aparelho celular.

De acordo com o morador Alle Carvalho Guimarães, o projeto começou a ser a idealizado há vários meses e começou a funcionar há apenas alguns dias. “Estamos pensando em algumas adequações”, afirmou. Duas Câmeras do Olho Vivo que permitem direcionamento do foco podendo visualizar situações a diversos metros de distância já estão instaladas.

Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos do bairro para dar segurança a toda a vizinhança. “É como se fosse o Olho Vivo mesmo”, afirmou mostrando no celular como faz o monitoramento. Com o aparelho conectado à internet, é possível ver tudo que acontece no bairro. “Podemos mover a câmera e ver placas de carros a vários metros”, afirmou.

Além das câmeras do Olho Vivo, câmeras fixas também foram instaladas para deixar o bairro ainda mais seguro. Segundo o morador, o projeto custou cerca de R$9.000,00, ficando R$130,00 para cada morador. Todas as imagens ficam registradas em uma central por vários dias e nos aparelhos celulares por cinco dias.

De acordo com o morador, com vários furtos registrados no bairro, após a instalação do sistema, praticamente não houve mais crimes no bairro. E o receio dos moradores principalmente das Ruas Nego Pirapora e Maria Conceição Vaz é mesmo muito grande. Cercas elétricas e as concertinas estão na maioria das residências.

Os moradores consideraram altamente positiva a instalação do sistema. Por enquanto, o monitoramento das câmeras ficou com alguns moradores, mas eles pretendem ampliar o sistema para que outros possam ter acesso às imagens. Eles também recomendaram o sistema para outros bairros de Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha