O trabalho de combate ao fogo feito pelo Corpo de Bombeiro apenas amenizava os estragos.

Se há alguém contra a preservação das reservas ambientais em Patos de Minas, ele direcionou todas as suas forças para destruir a Mata do Catingueiro. O local vem sendo alvo de constantes queimadas. Foram três incêndios registrados pelo Corpo de Bombeiros só nesta primeira quinzena do mês de outubro.

Na tarde desta quinta-feira (16), o fogo destruiu a parte debaixo da mata. Quando o Corpo de Bombeiros foi acionado, o incêndio já havia se alastrado. As chamas ganharam força com a vegetação seca e com os ventos caminhavam pelas copas das árvores. O trabalho de combate ao fogo apenas amenizava os estragos.

Após três incêndios seguidos, muitas árvores caíram com os troncos queimados. Fagulhas também provocaram incêndios em propriedades particulares. A pastagem da propriedade particular que fica ao lado foi quase toda consumida pelas chamas. A fumaça cobriu a cidade inteira.

No meio da mata era possível ver o tamanho do estrago. Troncos de árvores vão permanecer queimando por mais alguns dias e só poderão ser totalmente debelados com a chegada das chuvas. A recuperação da Reserva Ambiental da Mata do Catingueiro vai levar muitos anos.

Autor: Maurício Rocha