Uma rede teve que ser utilizada para capturar o animal.

Os homens do Corpo de Bombeiros tiveram trabalho para fazer a captura um Mão-Pelada que apareceu em uma casa na rua Aurélio Pereira Caixeta. O animal silvestre de hábitos noturnos e que se alimenta de pequenos animais como sapos, rás e insetos não é visto com tanta frequência no meio urbano.

Segundo os homens da 4ª Companhia Independente de Bombeiros de Patos de Minas, o aparecimento de animais silvestres no meio urbano tem se tornado cada dia mais comum. A corporação atribui este comportamento à devastação de reservas ambientais, o que faz com que os animais se desloquem para a cidade em busca de alimentos.

O Mão-Pelada localizado nessa segunda-feira no bairro Céu Azul deu uma tremenda canseira nos homens do Corpo de Bombeiros. Só depois de 50 minutos de trabalho é que eles conseguiram fazer a captura. Uma rede teve que ser utilizada para conter o Mão-Pelada, que estava bastante arredio.

O animal estava bastante saudável e logo após a captura foi levado para uma área de reserva ambiental.

O Mão-Pelada ou Guaxinim é mais comum nos países da América do Norte. Nos Estados Unidos, por exemplo, esta espécie é protegida. O animal tem como principal característica a presença de pelos pretos ao redor dos olhos, parecendo uma máscara. O nome Mão-Pelada vem do fato de os pés e mãos possuírem poucos pelos.

O animal estava bastante saudável e logo após a captura foi levado para uma área de reserva ambiental, distante do perímetro urbano, onde poderá viver com tranquilidade.

Autor: Maurício Rocha