Cartório Eleitoral de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Terminou nesta segunda-feira (04) o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que os eleitores que deixaram de votar em três turnos seguidos de eleição e não justificaram a ausência regularizassem sua situação. Em Patos de Minas o movimento no Cartório Eleitoral aumentou, mas a grande maioria dos eleitores irregulares não compareceu.

Em Patos de Minas, segundo números oficiais do Cartório Eleitoral, 1.664 eleitores deixaram de votar nos últimos três turnos de eleição e estão sujeitos ao cancelamento do título. Em Lagoa Formosa são 72 eleitores em situação irregular, em São Gonçalo do Abaeté são 41 eleitores irregulares e em Varjão de Minas são 29 eleitores.

Com o fim do prazo para a regularização, esses eleitores terão o título cancelado a partir do dia 19 de junho. Sem o documento, além de não poderem votar, eles também ficarão impedidos de tirar passaporte, de se inscrever em concurso público, de ingressar em faculdade, pleitear financiamento habitacional e até mesmo de receber prêmios de loteria.

As pessoas que tiverem o documento cancelado, no entanto, mesmo com o fim do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, poderão regularizar a situação. Basta comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo, levando comprovante de endereço e pedir a regularização do título. O eleitor irregular deverá pagar uma multa equivalente a R$ 3,50 por turno de eleição que deixou de comparecer.

Autor: Maurício Rocha