A audiência aconteceu no Tribunal do Júri.

Começou nessa segunda-feira (10) em Patos de Minas o julgamento dos réus presos na Operação Fronteira da Polícia Civil. O trabalho aconteceu em 2012 e culminou com a apreensão de cerca de700 kg de maconha em Mato Grosso do Sul. Dezesseis pessoas foram indiciadas e respondem judicialmente pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e outros crimes relacionados. Um advogado e um indivíduo que estaria ligado ao PCC estão entre os réus. Veja mais!

Devido à magnitude do procedimento, o julgamento, que começou por volta das 14h00 dessa segunda, aconteceu no salão do júri do Fórum Olympio Borges. Nove réus participaram dessa primeira audiência. Cinco deles estão recolhidos no Presídio Sebastião Satiro e quatro estavam em liberdade. Diversas testemunhas foram ouvidas durante o processo que possui vários advogados inscritos. A advogada Rafaela Araújo Dias disse que confia no trabalho que está sendo realizado e acredita na absolvição de seu cliente.

O promotor de Justiça Rodrigo Taufic participou da audiência que foi presidida pelo Juiz de Direito Vinícius de Ávila Leite. Um esquema de segurança especial com policiais militares e agentes penitenciários foi montado para evitar qualquer tentativa de fuga. Centenas de páginas compõem o processo que tem dentre os réus o advogado Edis Donizete Borges que atua em outra comarca. O nome do conhecido advogado, Antônio Libânio da Rocha, falecido no ano passado, ainda consta no processo criminal como réu.

Segundo o delegado, Luís Mauro Sampaio, responsável pelas investigações, o réu Erles Gilberto do Nascimento teria ligação com uma das principais organizações criminosas do país- o Primeiro Comando da Capital (PCC). E depois de ouvir várias pessoas, a audiência ainda não deixou o processo pronto para a sentença. Isso porque não foi possível o transporte dos outros réus, que se encontram em Mato Grosso do Sul. Uma nova audiência foi marcada para o próximo dia 24. Para maior segurança, eles devem vir em uma aeronave.

A operação aconteceu em etapas no meio do ano de 2012. Na primeira, foram apreendidos 425 kg de maconha na cidade de Paranaíba/MS. Depois, outro carregamento foi interceptado com 279 kg de maconha. A droga seria encaminhada para várias cidades da região. Veja mais!

Constam como réus no processo 0117498-81.2012.8.13.0480 :

EDIS DONIZETE BORGES

FAGNER BRUNO DA ROCHA

FRANCES ALVES PRUDENCIO

ORLANDO CARLOS FERREIRA NETO

UISLEI HUMBERTO ALVES

THIAGO FERREIRA SANTOS

JURANDIR PEREIRA DA SILVA

ARTUR FERREIRA COSTA

WENDER ROBERTO DA SILVA

ERLES GILBERTO DO NASCIMENTO

UISLEA ALVES PEREIRA CAVECCHIA

MARCOS MOREIRA DE LIMA

FLAVIANA DE PAULA OVAIDE

ANTONIO LIBANIO DA ROCHA

Autor: Farley Rocha